Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 10:04 Brasil

Cantor é acusado de torturar mulheres em quarto-cela – Veja o que é notícia nesta quinta-feira

Tudo o que você precisa saber para começar o dia

Entre um barraco aqui e outro lá envolvendo a Globo, o Enem e o Senado, tivemos protestos em SP e acusações sérias contra o cantor Marilyn Manson

Política


Presidente do Senado argumenta sobre emendas

Nesta quarta-feira, 17, Rodrigo Pacheco (foto acima), presidente do Senado, se encontrou com Luiz Fux, chefe do STF, para discutir alternativas às emendas que estão sendo pedidas, como a polêmica PEC dos Precatórios. Para Pacheco, faz sentido o pedido de maior transparência na execução das propostas, mas seria interessante destravar, pelo menos, esses R$ 8 bilhões públicos que estão em jogo, uma vez que eles seriam usados para áreas de interesse da sociedade, como saúde e educação. “É importante encontrarmos um caminho para solução desse impasse, o Brasil precisa retomar o crescimento e precisamos destravar o orçamento”, posicionou-se. Por ora, a execução de tais emendas está suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal, já que muitas não foram declaradas na Lei Orçamentária. 

Entenda

Educação


Milton Ribeiro explica fala de Bolsonaro sobre Enem

Em meio a polêmicas envolvendo o Enem 2021, acusado de censura por ex-funcionários do Inep, Milton Ribeiro, ministro da Educação, foi prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados. Ele trouxe à tona a fala de Jair Bolsonaro sobre as questões do exame estarem finalmente com a cara do governo – o que soou para muitos como uma confirmação de que realmente houve certa censura. O ministro, contudo, falou que as pessoas entenderam errado a fala do presidente e que ele quis dizer que o Enem está com a “cara do governo no sentido de competência, honestidade e seriedade”. Ribeiro também explicou a presença de um policial federal no local de elaboração das provas como sendo um “procedimento esperado”. Fontes afirmam que foi a primeira vez que algo do tipo aconteceu. Danilo Dupas, atual presidente do Inep, também prestou esclarecimentos sobre o caso. Ele, que foi acusado pelos ex-servidores de despreparo e assédio moral, disse que é “comum” que questões sejam alteradas durante a montagem do exame e continuou batendo na tecla de que a demissão em massa se deu por motivos administrativos.

Leia na íntegra

Economia


Touro de Ouro é alvo de protestos em SP

A Bolsa de Valores brasileira inaugurou na última terça-feira, 16, a escultura de um touro dourado em frente à sede no Centro Histórico de São Paulo, no maior estilo Touro de Wall Street, famosa instalação de bronze no distrito financeiro de Nova York. Não demorou muito para a estátua virar meme nas redes sociais, com pessoas dizendo que nosso “boizinho” estava meio triste, vide situação econômica em que o país se encontra. Nesta quarta, 17, um dia após a inauguração, o Touro de Ouro brasileiro foi alvo de protestos contra a fome. Manifestantes colocaram lambes que chamavam a atenção para a atual e grave crise econômica que o Brasil enfrenta. O local foi escolhido a dedo, uma vez que a Bolsa de Valores disse que a escultura representa “a força e resiliência do povo brasileiro”, e que valoriza “o desenvolvimento do mercado de capitais do Brasil”. 

Veja mais

Mundo


Marilyn Manson é acusado de ter “quarto da tortura”

Ex-namoradas e ex-funcionárias de Marilyn Manson, de 52 anos, acusam o cantor de ter um “quarto da tortura” direcionado a mulheres e feito de vidro em seu apartamento, em West Hollywood. Nomes como o de Ashley Morgan Smithline e Ashley Walters aparecem por trás das denúncias feitas para os veículos Rolling Stone EUA e Los Angeles Times. De acordo com os depoimentos, Manson se refere ao local como o “quarto das meninas más”. Ele é à prova de som e funciona realmente como uma cela, onde o cantor prende aquelas que o irritam – e muitas vezes apenas por prazer sádico. “Mesmo que eu gritasse, ninguém podia me ouvir. Você lutava e ele gostava dessa reação. Aprendi a não lutar, porque isso dava a ele o que ele queria. Então acabava indo para algum outro lugar dentro da minha cabeça”, disse Ashley Walters, ex-funcionária. Desde junho, Marilyn Manson responde a um processo de violência doméstica. Os episódios de agressão sexual, importunação sexual, assédio sexual e estresse emocional foram relatados por mais de uma dúzia de vítimas, entre elas, as atrizes Esmé Bianco e Evan Rachel Wood.

Por dentro do caso

Famosos


Camila Queiroz deixa a TV Globo

Bora de barraquinho Global para encerrar a newsletter? E barracão, melhor dizendo! Na quarta-feira, 17, a TV Globo anunciou a saída de Camilla Queiroz de Verdades Secretas 2, que está atualmente sendo transmitida no GloboPlay. A atriz é a protagonista da trama e dá vida à personagem Angel, que simplesmente vai desaparecer nos últimos capítulos da minissérie. A emissora alegou “demandas contratuais inaceitáveis” e o autor da trama, Walcyr Carrasco, detonou a jovem, dizendo que, por ele, Camila nunca mais pisava na Globo. Eita! No Instagram, a atriz postou que “a saúde mental venceu” e depois explicou que não foi demitida, uma vez que seu contrato já tinha se encerrado no dia 10 de novembro. Ela ainda pontuou que a decisão foi unilateral e que alteraram o final de Angel sem levar em conta o que haviam combinado antes: “A atriz continuou gravando confiante de que o teor da trama seria encaminhado para o final original(…) Contudo, foi surpreendida quando recebeu as última cenas”. No TikTok, Queiroz publicou um vídeo zoeira falando sobre ter algumas imagens valiosas no celular, o que muitos entenderam como sendo uma indireta para a Globo. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos, que essas verdades devem deixar de ser tão secretas…

Fãs se mobilizam em prol de Camila

Last modified: 18 de novembro de 2021
Close