Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 09:46 Brasil

É o fim do Tourinho de Ouro da Sé – Veja o que é notícia nesta quarta-feira

Tudo o que você precisa saber para começar o dia

Jair Bolsonaro, mais uma vez, passou um paninho para a Ditadura Militar; PSDB segue cheio de polêmicas; estátuas de Paulo Gustavo são inauguradas

Política


Bolsonaro minimiza governo e educação ditatorial

Nesta terça-feira, 23, Jair Bolsonaro voltou a chamar a atenção por fala minimizando o período militar. Ele deu a entender que é a favor da censura e chegou a defender a não liberdade de Imprensa durante os Anos de Chumbo. O presidente da República disse que os textos proibidos davam “recados para comparsas” e que só por isso “houve a censura naquele momento”. Ele ainda comparou a perseguição à Imprensa durante a Ditadura Militar com a perseguição que, nas palavras dele, vem sofrendo por criticar muitas vezes a urna eletrônica. Ainda na terça, Bolsonaro recebeu a visita de um apoiador no Palácio da Alvorada, que elogiou a educação implementada por Hitler nas escolas durante o Nazismo. O presidente não reprimiu a ideia e ainda expressou seu desejo de que os colégios tivessem uma “uma educação moral e cívica” no Brasil.

Leia na íntegra aqui. E aqui.


Eleições 2022

PSDB: mais polêmica em votação de presidenciáveis

Foi descoberto que a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, conhecida como Faurgs, responsável por desenvolver o aplicativo que estava sendo usado na votação dos presidenciáveis do PSDB, e que deu uma pane que interrompeu as votações, já havia recebido anteriormente R$ 6 milhões de uma estatal durante gestão de Eduardo Leite. A informação não caiu bem, uma vez que Leite disputa com João Dória e Arthur Virgílio a vaga de candidato à Presidência em 2022 pelo partido. Fontes também dizem que Leite foi resistente em aceitar que o PSDB adotasse uma “tecnologia privada para concluir o processo de prévias”. Dória argumentou dizendo que só haveria um motivo para isso e que não descarta a possibilidade de que hackers tenham invadido o sistema. Até agora, nada foi confirmado. As votações foram retomadas e, no início da próxima semana, teremos o nome de quem disputará as eleições do ano que vem.

Arthur Virgílio fala em “desbolsonarização” do PSDB 

Economia

Touro de Ouro é removido do Centro de SP

Desde que chegou ao Centro Histórico de São Paulo, a versão brasileira do Touro de Ouro de Wall Street vem causando polêmica – mas elas prometem ser encerradas em breve. Na terça, 23, a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, decidiu pela retirada da escultura do artista plástico Rafael Brancatelli. Foram cinco votos a favor, quatro contras e uma abstenção. A justificativa é a de que a peça é uma obra publicitária, idealizada pela empresa B3 e por Pablo Spyer, sócio da XP e CEO Vai Tourinho S/A. Uma multa também será aplicada, uma vez que a ação infringiu a Lei Cidade Limpa. Alguns lojistas e moradores lamentaram a decisão, dizendo que o touro dourado havia trazido certo glamour ao Centro, mas parece não haver mais volta. É o fim do Touro de Ouro “da Sé”!

Leia mais

Cultura

Niterói inaugura estátuas de Paulo Gustavo

No aniversário de 448 anos da cidade, duas estátuas, uma em homenagem ao Paulo Gustavo e outra à personagem Dona Hermínia, foram inauguradas no Campo de São Bento, em Niterói. O evento contou com a presença de Déa Lúcia Amaral, mãe do humorista, e Thales Bretas, viúvo do ator, que morreu vítima da Covid-19 em março deste ano. A inauguração também contou com a presença de fãs e amigos, como a atriz Ingrid Guimarães, que ficou emocionadíssima com as artes: “De Niterói para o mundo e pra história de todos nós. Pra sempre nosso Gusti”, escreveu nas redes sociais. Paulo Gustavo morreu aos 42 anos e deixou dois filhos, Gael e Romeu. 

Veja mais fotos das estátuas

Last modified: 24 de novembro de 2021
Close