Conflito armado entre autoridades e garimpeiros ilegais na Amazônia está prestes a ocorrer! Saiba mais sobre esta e outras notícias do momento
Meio ambiente
Garimpeiros querem “largar bala” contra polícia
Já faz dias que centenas de garimpeiros estão ancorados com suas balsas ilegais no trecho do Rio Madeira em frente à Vila de Rosarinho, na Amazônia. Além do transporte de madeira ilegal, Hamilton Mourão, vice-presidente da República, disse que o grupo pode ter ligações com o narcotráfico, usando rotas da região Norte do país para o escoamento de drogas. Uma força tarefa da Polícia Federal e de agentes das Forças Armadas e do Ibama foi mobilizada e segue para a localidade. O problema é que os garimpeiros já descobriram isso e a ordem foi “largar bala” contra a polícia. “Meu amigo, se você for contar tem mais garimpeiro que polícia em todo canto, entendeu. Se vocês ficarem entocados dentro de uma mata dessa aí, um lá na ponta, outro aqui. Se eles começarem, vocês largam bala, entendeu? Deixa a balsa bem pertinho da beira e larga bala”, disse um dos garimpeiros em áudio vazado. Não é a primeira vez que algo do tipo acontece, mas nunca antes rolou em tão larga escala. A ideia das autoridades é cortar suprimento dos equipamentos, ou seja, fazer as embarcações ficarem sem combustível e sem meios de repô-lo. Nos próximos dias, novos desdobramentos desse embate devem surgir.
Entenda a crise
Por que não querem expor direitinho os gastos?
O tal orçamento secreto segue dando o que falar! Após o Supremo Tribunal Federal determinar que o Executivo e o Legislativo precisam dar “ampla publicidade” sobre a distribuição de verbas tidas como secretas, ou seja, colocá-las na Lei Orçamentária, mesas diretoras da Câmara e do Senado disseram que isso não deve ocorrer. O principal argumento utilizado é “a não exigência e a inexistência de procedimento preestabelecido por Lei para registro formal das milhares de demandas recebidas pelo Relator-Geral com sugestão de alocação de recursos por parte de parlamentares, prefeitos, governadores, Ministros de Estado, associações, cidadãos, formuladas no dia a dia do exercício dinâmico do mandato”, conforme consta em documento assinado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e pelo 1º vice-presidente, Veneziano Vital do Rêgo. Para muitos, o orçamento secreto é um ato de politicagem que favorece manobras de Jair Bolsonaro. Apesar de tudo, novas emendas que pretendem regularizar o orçamento de 2022 devem ser votadas e colocadas em prática.
Informe-se mais sobre o assunto
Saúde
Nova variante da Covid-19 é detectada na África do Sul
Especialistas da OMS garantem que o mundo está começando a enfrentar a 4º onda da Covid-19 e, em meio a tal cenário, uma nova variante da doença foi identificada na África do Sul. Chamada B.1.1.529, ela apresenta um número extremamente alto de mutações e é potencialmente mais contagiosa. “Ela tem potencial para se espalhar muito rapidamente”, informou o virologista Túlio de Oliveira em coletiva organizada pelo Ministério da Saúde do país. Estudos seguem sendo feitos e os cientistas dizem ainda não saber se as vacinas terão efeito sobre a variante descoberta. “O que nos preocupa é que ela pode ser capaz de contornar partes do nosso sistema imunológico”, disse Richard Lessells, professor e pesquisador da Universidade de Kwazulu-Natal. Até o momento, o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis já registrou 22 mortes causadas pela nova variante no país sul africano.
Leia mais sobre a variante B.1.1.529
Mundo
Não era amor, era cilada!
Imagina só a situação: você está em um relacionamento sério há 15 anos com uma pessoa e depois descobre que estava sendo enganado? Parece surreal, mas aconteceu com Roberto Cazzaniga, um jogador de vôlei italiano, que descobriu recentemente que sua namorada não era a modelo brasileira Alessandra Ambrosio. Acontece que, durante todo esse tempo, o atleta namorava à distância uma mulher que se passava pela brasileira e usava fotos da top model no perfil fake. Identificada como Valeria, ela conseguiu arrancar do italiano cerca de R$ 4,3 milhões, alegando que usaria o dinheiro para tratar problemas cardíacos. Cazzaniga disse para a polícia que uma amiga sua, chamada Maya, teria participação no golpe, mas a informação ainda não foi confirmada. O caso segue sendo investigado pelas autoridades. Como diria o Luciano Huck: “Loucura, loucura, loucura!”.
Saiba mais sobre esse “estranho amor”
Famosos
Sai laudo de acidente de Marília Mendonça
O legista Thales Bittencourt, do Instituto Médico-Legal de Belo Horizonte, deu seu pareceu sobre o acidente que matou Marília Mendonça, o tio da cantora, Albicieli Silveira Dias Filho, o produtor Henrique Ribeiro, o piloto Geraldo Martins de Medeiros Júnior e o copiloto Tarcísio Pessoa Viana no dia 5 de novembro. De acordo com as análises, a causa da morte foi realmente politraumatismo contuso, como já se desconfiava. Além disso, foi descartada a hipótese de que as vítimas teriam morrido ainda no ar, por causa da desaceleração. “Foram traumatismos intensos, em consequência de uma alta energia, o choque ocorrido. As lesões, em todos os cinco corpos foram graves na cabeça, tórax e pernas”, foi informado. Ivan Lopes Sales, delegado de Caratinga, também divulgou em coletiva que o acidente ocorreu quando faltava somente um minuto para o pouso e foi descartado qualquer tipo de problema na aeronave. “Está claro que houve o choque com a rede, no entanto, é certo que o piloto não tinha conhecimento da região nem da pista. O Crea está fazendo uma investigação sobre a situação das linhas de transmissão. Mas é certo que elas estavam fora da área de proteção do aeródromo. A Polícia Civil descarta essa hipótese”, comunicou.
Last modified: 26 de novembro de 2021