Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 14:19 Brasil

Hackearam o iFood! O motivo? Jair Bolsonaro

Comece a quinta-feira bem-informado

Bolsonaro se irritou com a ONU, iFood foi hackeado, Bruna Marquezine tomou bronca… Mas também teve avanço na ciência e novidade sobre os Beatles!

Política
Bolsonaro está uma fera com a COP26 
Está rolando, na Escócia, a 26ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. A líder indígena Txai Suruí, de 24 anos, foi convidada para discursar na abertura do evento e fez história! Elogiada por representantes de outros países, Suruí falou sobre os efeitos do aquecimento global e os assassinatos de ativistas indígenas no Brasil. “A Terra está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo. Enquanto vocês estão fechando os olhos para a realidade, o guardião da floresta Ari Uru-Eu-Wau-Wau, meu amigo de infância, foi assassinado por proteger a natureza”, disse. A fala tirou Jair Bolsonaro do sério, que indignou-se em depoimento dado em frente ao Palácio da Alvorada: “Levaram uma índia para lá para atacar o Brasil. Alguém viu algum alemão atacando a energia fóssil da Alemanha? Alguém já viu francês atacando a França? Porque lá a legislação ambiental não é nada perto da nossa. Ninguém critica o próprio país. Alguém viu o americano criticando as queimadas lá no estado da Califórnia? É só aqui”.

Veja o discurso da Txai Suruí
 

Tecnologia

iFood é hackeado

A empresa divulgou que 6% da base do aplicativo foi modificada por invasores pró-Bolsonaro. O nome de alguns estabelecimentos foi alterado para “Lula Ladrão”, “Vacina Mata” e “Bolsonaro 2022”. De acordo com a companhia, “o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida”. Porta-vozes garantem que os dados dos usuários estão seguros, assim como seus meios de pagamento. Ah! O funcionário foi demitido, viu? Ou seja, a “zoeira” custou caro…

Saiba mais sobre a invasão

Saúde

Avanço contra o Alzheimer

Um recente estudo publicado na revista científica Science mostra que aglomerados de proteínas tóxicas responsáveis pela doença de Alzheimer chegam em grupos ao cérebro e se acumulam ao longo dos anos. Antigamente, acreditava-se que esse acúmulo acontecia em apenas um local e depois ia se espalhando, o que causava a piora da demência. A disseminação pode ocorrer, mas não é o principal motivo da evolução do quadro. Esta é a primeira vez em que dados humanos são usados para quantificar a velocidade dos processos moleculares da doença neurodegenerativa. “Uma vez que temos essas sementes, pequenos pedaços de agregados por todo o cérebro, eles simplesmente se multiplicam e esse processo controla a velocidade”, explicou Georg Meisl, químico da Universidade de Cambridge e um dos aurores do artigo. Agora, é usar esses dados para entender como controlar a doença cada vez mais cedo.

Aprofunde-se no assunto

Famosos

A polêmica fantasia de Bruna

Neste Halloween, Bruna Marquezine usou uma fantasia de enfermeira sexy para ir a uma festa. O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, contudo, não gostou nadinha da “homenagem” da atriz e emitiu uma nota dizendo que a enfermagem é uma profissão, não uma fantasia. “Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas e sátiras, continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião(…) Repudiamos veemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito”, posicionou-se o Coren. O público ficou dividido e a Bruna ainda não falou sobre o assunto, tendo postado apenas indiretas nos Stories do Instagram sobre “cobranças femininas”.

Vem saber mais!
 

Música

Saiu o novo livro do Paul McCartney!

Será que existe algo que ainda não sabemos sobre os Beatles? O próprio Macca garante que sim! O livro Paul McCartney: The Lyrics acaba de ser lançado na gringa e entrega uma composição do quarteto de Liverpool nunca gravada: Tell Me Who He Is. No total, são 154 letras de canções que são explicadas pelo britânico, deixando os fãs mais íntimos de sua vida pessoal e profissional. A obra foi editada por Paul Muldoon

Ficou com vontade de comprar? No Brasil, o lançamento ocorre oficialmente no dia 5/11. Maravilha, né? Pero no mucho. Já é possível realizar a pré-venda pela Amazon, por exemplo. A edição física sai por R$ 600 e a virtual por R$ 135. Hey Jude, o que é isso, poxa?! (risos nervosos)

Last modified: 4 de novembro de 2021
Close