Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 12:37 Brasil

Leilão do 5G, visita de Bolsonaro à “Torre de Pizza” e Fernando Montenegro imortalizada

Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado

Leilão do 5G, visita de Bolsonaro à “Torre de Pizza”, Fernando Montenegro imortalizada, Bruna Marquezine rebatendo críticas e pílula contra a Covid-19

TECNOLOGIA


Quem dá mais pelo 5G?

As operadoras Claro, Telefônica e Tim arremataram por muitos milhões de dólares a faixa de 3,5 GhZ, usada exclusivamente para o serviço 5G, que traz uma transmissão de internet ainda mais veloz que a 4G. A resposta dela? 1 milissegundo! Até 2028, o intuito é implementar a cobertura de altíssima velocidade em todas as cidades do Brasil, conforme edital do Ministério das Comunicações. Utópico? Talvez sim, talvez não. Fato é que o 5G é visto como uma tecnologia histórica que, aliada a sistemas de Inteligência Artificial, pode trazer inovações e desenvolvimentos inéditos no campo da ciência e computação.  

Saiba mais sobre

CULTURA


Viva, Fernandona! o/

Se você acha que Eternos é só um filme da Marvel, está muito enganado! Aqui no Brasil, temos personalidades consideradas imortais, ao pé da letra! É o caso da Fernanda Montenegro, condecorada com o título de imortal da Academia Brasileira de Letras na última quinta-feira, 4. A atriz, que agora ocupa a 17ª cadeira do órgão, é a primeira profissional da atuação na história a receber tal honraria. Aos 92 anos, ela se une a nomes como Lygia Fagundes Telles, Rachel de Queiroz e Zélia Gattai. “Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro”, declarou o Acadêmico Marco Lucchesi, Presidente da ABL. Orgulho nacional que fala, né?

Confira detalhes sobre a conquista histórica

POLÍTICA


É pra ver ou pra comer?

Sabe o leilão do 5G sobre o qual falamos aqui anteriormente? Pois bem, Jair Bolsonaro compareceu ao evento e cometeu um deslize, que virou meme, obviamente, ao confundir a Torre de Pisa, um dos maiores pontos turísticos da Itália, com a “Torre de Pizza” – aquela que fazemos no rodízio, sabe? Brincadeiras à parte, a gafe ocorreu três dias depois de o presidente ter falado que havia conversado, durante encontro do G20, com  o “Jim Carrey”. Na verdade, ele havia papeado com o John Kerry, enviado dos EUA para a cúpula. 

Vem ver os memes

FAMOSOS


Bruna Marquezine rebate críticas

Na última newsletter, te contamos que a fantasia de “enfermeira sexy” que Bruna Marquezine usou no Halloween foi criticada pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, que disse que a enfermagem é uma profissão, não um look de festa, e que a escolha de roupa contribuía para a sexualização da classe. Eis que a atriz se manifestou! Bruna disse que enxerga o ocorrido como uma “oportunidade de aprendizado e transformação”, e mandou um recado para o Coren-SP: “Convido os órgãos competentes para uma reflexão profunda, e não pessoal, sobre como a indústria pornográfica, o machismo estrutural e a cultura do estupro são o verdadeiro cerne da sexualização e erotização das mulheres em qualquer uma das profissões”.

+ Polêmica: a problematização foi criticada por muitos profissionais da enfermagem, que disseram que o conselho deveria lutar pela classe fora das redes. “Valorização pra mim é um salário decente, compatível com nossa função, cargo e responsabilidade”, publicou uma usuária do Instagram em postagem feita pelo Coren de São Paulo. Errada não tá. 

Leia o pronunciamento completo de Marquezine

CIÊNCIA


A pílula contra a Covid-19

A agência regulatória do Reino Unido concedeu uma autorização condicional para um comprimido desenvolvido pela farmacêutica Merck, que promete suavizar os sintomas da Covid-19 em pacientes de risco. Chamado Lagevrio, ele tem mais eficácia quando usado assim que o diagnóstico sair, podendo ser manipulado até cinco dias após o início dos sintomas. O Serviço Nacional de Saúde deve informar em breve se a pílula será comercializada ou não, e como será a sua distribuição. Ah! Apesar da notícia promissora na área da saúde, o comprimido não substitui a vacinação, viu? O alerta foi dado pela própria agência regulatória.

Aprofunde-se no assunto

Last modified: 5 de novembro de 2021
Close