Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 11:47 Brasil

Brasileira se casa com boneco para driblar dívidas – Veja o que é notícia nesta terça-feira

Tudo o que você precisa saber para começar o dia

21 de dezembro de 2021

Em plena contagem regressiva para 2022, Governo Bolsonaro e Anvisa seguem brigando por causa da vacinação; entenda o que está rolando agora

Educação e Cultura


Presidenta do Iphan é mantida no cargo após polêmica

Nesta segunda-feira, Theophilo Antonio Miguel Filho, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), decidiu manter Larissa Peixoto Dutra (foto acima), presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, após a juíza Mariana Tomas da Cunha ter decretado o afastamento da turismóloga. O que rolou é que, em abril de 2020, Jair Bolsonaro falou em reunião que desejava trocar o comando do órgão. Um mês depois, Larissa foi nomeada para ele sem ter qualificação técnica para ocupá-lo. As suspeitas logo começaram a surgir. Mas, para Theophilo, “o afastamento abrupto como realizado neste caso, sem qualquer início de prova dos vícios apontados, além de violar o princípio do contraditório, gera grave insegurança social e jurídica e coloca em risco o desempenho de políticas públicas conduzidas por relevante instituição pública”.

Entenda a crise


Governo Bolsonaro x Anvisa: o que está pegando?

Você já deve ter percebido que não é de hoje que o governo de Jair Bolsonaro e a Anvisa não se entendem muito bem, né? Agora, o que está rolando é o seguinte: a agência sanitária autorizou a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. O presidente da República, contudo, não gostou nadinha disso e pediu para Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, impor algumas regras para a imunização ocorrer, como a necessidade de uma autorização assinada pelo pai e/ou responsável pelo menor e uma receita médica. Apesar de nada disto ainda ter sido aprovado, servidores do órgão vêm sofrendo ameaças de morte por terem autorizado a vacinação, mesmo tendo respaldo científico para isso, principalmente por eleitores de Bolsonaro. Para piorar, ao invés do governo dar uma segurada nos ânimos, Queiroga declarou que defende divulgar os nomes desses tais servidores, dizendo que “o serviço público é caracterizado pela publicidade dos seus atos”. No momento, a Polícia Federal está investigando as tais ameaças.

Pandemia


4ª dose é confirmada para imunossuprimidos

O Ministério da Saúde estabeleceu uma 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para imunossuprimidos acima de 18 anos. A decisão foi apresentada por Rosana de Leite Melo, secretária executiva do órgão. Entram na lista pacientes em quimioterapia, soropositivos, em hemodiálise, com doenças intestinais inflamatórias, entre outros. Também é importante frisar que, para todos os adultos da população geral, o intervalo entre a última dose e a 3ª, conhecida como a de reforço, é agora da quatro meses.

Meio Ambiente


As melhores fotos de natureza de 2021 são eleitas

Saiu o resultado do Nature Photographer of the Year, um concurso anual realizado pela fundação holandesa Nature Talks, que elege as melhores fotografias de natureza do ano. Nesta edição, na categoria “Subaquática”, quem levou a melhor foi Tobias Friedrich, que registou um mergulho de Anna von Boetticher na Groelândia (foto acima). O concurso existe desde 1964 e as inscrições para a premiação de 2022 começam em breve!

Brasil


Mulher se casa com boneco para driblar dívidas

Ai, gente, apesar de tudo, o Brasil é maravilhoso, né? Veja só essa história: uma mulher chamada Merivone Rocha Moraes, de 37 anos, moradora de Rio Paranaíba, em Minas Gerais, casou-se com um boneco de pano chamado Marcelo. A cerimônia foi transmitida ao vivo por emissoras de rádio e TV locais, contou com convidados, padrinhos e juíza. Além disso, a diarista e dançarina de forró ganhou toda a decoração da festa, um dia de noiva completo e uma viagem de lua de mel para o Rio de Janeiro. O motivo? Cheia de dívidas e mãe de dois filhos, ela está com dificuldades para pagar o aluguel da casa onde mora e achou que o casório atrairia a atenção de pessoas e instituições, que eventualmente poderiam ajudá-la a sair do aperto. “Eu quero ganhar uma casa e por isso resolvi me casar com o Marcelo”, declarou. Não está fácil para ninguém mesmo…

Last modified: 21 de dezembro de 2021
Close