A campanha vacinal chegou a dar esperanças, mas elas foram breves, pois logo a Ômicron cortou o barato dos apaixonados por folia e calor humano
Entenda a polêmica
Como vai funcionar o Carnaval?
Estamos na contagem regressiva para o Carnaval 2022 e as informações sobre ele andam muito desencontradas. Bora entender o que pode e não pode neste ano?
VAI TER FERIADO?
O Carnaval não consta no calendário de feriados nacionais, mas a maioria dos estados decretou ponto facultativo nos dias 28/02, 1º/03 e 02/03.
O Diário Oficial da União também apresentou uma portaria que considera esses três dias como letivos em 2022. Na Bahia, por exemplo, as aulas da rede estadual vão ocorrer normalmente. Contudo, muitos colégios particulares vão emendar. Com empresas, a mesma coisa acontece: muitas vão aderir ao feriadão e outras não. É importante checar como vai funcionar no seu trabalho/colégio, justamente por ser uma folga optativa.
VÃO TER BLOCOS DE RUA?
A maioria dos estados cancelou o Carnaval de rua, pois seria muito difícil fazer o controle dos foliões e as aglomerações poderiam resultar em novas ondas de Covid-19, especialmente com a variante Ômicron na área. Com relação às cidades, 7 em cada 10 suspenderam os festejos públicos.
Entretanto, festas particulares estão liberadas. Por isso, muitos blocos que antes sairiam nas ruas vão se apresentar em locais fechados. Nestes casos, cabe ao estabelecimento cumprir os protocolos sanitários contra o coronavírus e aos foliões entender se vale a pena ou não correr o risco.
No começo de janeiro, o deputado Pastor Eurico escreveu um projeto de lei pedindo o cancelamento também dos eventos particulares, mas a PL segue até agora na Câmara aguardando a designação do relator na Comissão de Cultura. Ou seja, nada feito.
Foto: Zô Guimarães/Folhapress
E OS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA?
Olha, esses foram adiados para abril, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e devem ocorrer entre os dias 20 e 30, quando a pandemia estiver novamente mais controlada.
Entre os protocolos, estarão a exigência do Passaporte da Vacina, o limite de público de 70%, uso obrigatório de máscara entre pagantes e desfilantes, e a redução do número de integrantes por escola.
Interessante lembrar também que alguns blocos clandestinos já foram dispersados pela polícia no último final de semana, como o “Não Adianta Ficar Putin”, que saiu no Centro do Rio. As autoridades estão pedindo a conscientização e colaboração das pessoas para que evitem participar de eventos do tipo em cidades onde a folia de rua não esteja autorizada.
Last modified: 22 de fevereiro de 2022