Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 11:30 Entretenimento

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta o mundo

Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado

25 de fevereiro de 2022

Em meio a uma pandemia, guerras no Oriente Médio, desigualdades sociais cada vez maiores, Putin invade a Ucrânia e dá início a novo conflito armado

Entenda a polêmica


Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta o mundo?

O que mais temíamos aconteceu. Na última quinta-feira (24), a Rússia começou a guerra com a Ucrânia. A invasão total (por terra, ar e mar) já soma centenas de mortos e feridos, a se concentra em especial na capital Kiev e em áreas separatistas do leste ucraniano. 

De um lado, temos Vladimir Putin, presidente da Rússia, que autorizou a operação militar que envolve questões territoriais e econômicas. Do outro, temos Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, que defende o armamento dos cidadãos e pede doações de sangue para ajudar as vítimas.

No meio dessa história toda, temos, é evidente, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, que enviou tropas para a Europa, mas garantiu que os militares norte-americanos não vão se meter na briga entre Moscou e Kiev, tendo sido enviados apenas para prestar apoio aos países aliados da Otan, cujo objetivo principal é justamente garantir a segurança dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte, seja de forma diplomática ou com o uso de forças armadas.

– Como a guerra entre Rússia e Ucrânia pode afetar a economia global?

As principais ameaças são econômicas e envolvem quedas significativas nas bolsas de valores, altas do dólar – que já anda bem inacessível – e escassez de produtos motivados pelo aumento de preços. 

Por exemplo, os conflitos armados mal acabaram de começar na região e o valor do barril de petróleo já superou os US$ 100 pela 1ª vez desde 2014. A Rússia é atualmente um dos maiores produtores de petróleo do mundo e as operações militares podem não só fazer com que empresas paralisem a produção do combustível fóssil, como podem fazer com que países que importavam o produto anunciem sanções impedindo negociações – como foi o que os EUA já fizeram. Logo, o preço da gasolina pode subir ainda mais!

 

Essas animosidades entre mercados levam as bolsas de valores a registrarem quedas significativas, que acabam afetando o valor do dólar. Outros produtos que podem sofrer alta de preço são minérios no geral e grãos (especialmente trigo e milho), uma vez que a Rússia também é considerada um forte polo de exploração dessas áreas. Fertilizantes também devem superfaturar. 

– Podemos estar falando de uma possível 3ª Guerra Mundial?

Apesar da preocupação global, especialistas acreditam que dificilmente estamos lidando com algo do tipo, se os conflitos continuarem restritos a Rússia e Ucrânia. Agora, se Rússia e Estados Unidos começarem a guerrear entre si, ou então se a Otan entrar nos conflitos bélicos, aí sim teremos uma ameaça real envolvendo uma suposta 3ª Grande Guerra. 

– Quais são as consequências além das econômicas?

Com a alta dos preços, vem o aumento da inflação, que resulta em juros maiores. Todo esse cenário afeta o crescimento econômico dos países, que acaba atingindo setores sociais e educacionais. Desigualdades tendem a ficar ainda mais gritantes.

O mundo também segue enfrentando uma pandemia de coronavírus, que já dura dois anos. Esta causou milhões de mortes. Na Rússia, mais de 340 mil pessoas morreram em decorrência da Covid-19. Na Ucrânia, tivemos mais de 112 mil óbitos. Esse cenário de crise sanitária somado a outros conflitos armados que existem em outras partes do globo causam um abalo ainda maior na saúde mental das pessoas, mesmo daquelas que não moram em nenhuma das regiões diretamente afetadas. Ou seja, além de uma pandemia causada por um vírus, temos uma pandemia causada pela violência que, hoje, é um caso global de saúde pública – e é estimulada pela indústria bélica, que fatura cada vez mais com esse cenário, enriquecendo ainda mais milionários e alguns dos países que já são os mais ricos do globo.

Last modified: 25 de fevereiro de 2022
Close