Não tem muito milagre, mas algumas atitudes básicas podem te ajudar a economizar combustível. Listamos oito dicas dadas por especialistas a seguir:
Entenda a polêmica
Como economizar gasolina no dia a dia?
Parece pegadinha ou vale a pena ver de novo, mas não é. A gasolina realmente subiu de novo de preço, assim como o valor do diesel e do gás de cozinha. Desta vez, por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, o preço médio da gasolina no Brasil é de R$ 7, mas em alguns estados, como na Bahia, postos já estão comercializando o combustível a R$ 8,77 o litro. E no meio de mais essa tempestade financeira, como é possível economizar gasosa no dia a dia? A gente te conta:
1. Não abuse do ar-condicionado
É difícil dizer isso, especialmente para quem trabalha com aplicativos de transporte em dias de termômetros nas alturas, mas rodar com o ar desligado pode reduzir o consumo mensal em 10%. Ficar ligando e desligando o ventinho frio não é muito interessante, mas é melhor do que andar com ele ligado o tempo todo.
2. Use o ar-condicionado sempre com os vidros fechados
Ligar o equipamento com os vidros abertos é um desperdício de tempo e dinheiro. Isso porque o carro vai demorar muito mais para resfriar e porque a energia necessária para esse resfriamento será muito maior, o que impactará diretamente no seu bolso. O mais econômico é nem ligar o ar, mas, se não rolar, ligue-o sempre com os vidros fechados. Esta atitude também reduz a resistência aerodinâmica no deslocamento, ajudando na economia de energia e dinheiro.
3. Nada de acelerações bruscas
Em grandes centros urbanos, isso é meio impossível mesmo. Afinal, passamos mais tempo parados no trânsito que andando. Mas fica a dica, né? Nada de trocar as marchas acelerando fortemente ou de dar uma de Ronnie Cord e entrar na Rua Augusta a 120 por hora. Tudo isso só desperdiça gasolina. Logo, você vai ter que abastecer o carro mais cedo.
4. Não aqueça o motor em casa
A menos que seu veículo seja mais antigo e precise dessa mãozinha para rodar por aí, não há a necessidade de esquentar o motor em casa, até porque isso apenas gasta combustível à toa.
5. Aposte em carros automáticos e flex
Na atual situação, não estamos nem conseguindo abastecer direito o carrinho que temos, que dirá comprar um novo?! Mas é interessante saber que os modelos automáticos trabalham com um consumo mais baixo para gastar a menor quantidade possível de combustível entre trocas de marcha e acelerações, por exemplo.
6. Esteja com a mecânica em dia
Um automóvel alinhado é sinônimo de desperdício evitado. Verifique com frequência a vela e a bobina, calibre corretamente os pneus e faça visitas regulares a um mecânico de confiança.
7. Não sobrecarregue o veículo
Quanto mais pesado o carro está, mais energia gasta para sair do lugar. Por isso, vale a pena checar se o porta-malas está levando coisa à toa ou mais carga que o necessário. No cenário econômico atual, vale até mesmo repensar a quantidade de malas levadas naquela viagem bate-volta. Turbinar o veículo com caixas de som e coisas do tipo também pode não ser uma boa para o seu bolso, porque tudo isso deixa o carro mais pesadão.
8. Vá de Uber ou transporte público
Parece óbvio, mas em tempos de crise, é importante avaliar se vale a pena fazer o trajeto de carro ou se, juntando gasolina e estacionamento, não é mais interessante usar algum App de transporte ou até mesmo ir de metrô ou ônibus, especialmente se o deslocamento não ocorrer em horários de pico.
Last modified: 3 de março de 2023