Chris Rock não sabia que Jada, esposa do Will Smith, está careca por causa da alopécia. Saiba mais sobre o distúrbio que causa queda de cabelo e pelos
Entenda a polêmica
Alopécia: o que é o distúrbio capilar de Jada Smith?
Na Oscar deste ano, que ocorreu no último domingo (27), Will Smith deu um tapão na cara de Chris Rock após o comediante fazer uma piada de mau gosto sobre o fato da esposa do ator estar careca.
O que Rock não sabia – e muita gente – é que Jada Pinkett Smith sofre de alopécia e decidiu raspar o cabelo por causa das falhas que começaram a surgir no couro cabeludo.
O que é a alopécia?
É uma condição que provoca a perda de cabelo e/ou de pelos em qualquer parte do corpo devido à interrupção no ciclo de crescimento dos fios. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estima-se que 2% da população mundial sofra com o distúrbio.
Quais são os tipos?
São seis, sendo que o mais comum é a androgenética, conhecida popularmente como calvície, que tende a ser mais frequente em homens, mas que também pode acometer mulheres. Ela se dá por fatores hereditários.
Há também a alopécia areata, que é considerada uma doença autoimune, uma vez que o sistema imunológico acaba atacando os próprios folículos capilares, impedindo assim a produção de novos fios. É comum que a pessoa apresente falhas de pelos no cabelo e em outras partes do corpo, como nas sobrancelhas e na barba.
A alopecia por tração pode acometer pessoas que forcem muito o couro cabeludo, na maioria das vezes por conta de penteados, como tranças de raiz, ou pelo uso contínuo de chapéus. Outro tipo bastante comum é a eflúvio telógeno, quando o paciente perde de 300 a 500 fios de cabelo por dia (sendo que o normal é cerca de 100) por estresse, problemas de tireóide, falta de vitaminas e minerais, etc.
Temos ainda a alopecia frontal fibrosante, que pode atingir mulheres no período pós-menopausa, e a cicatricial, quando inflamações nos folículos capilares impedem a produção de novos fios. Estas duas são mais raras.
Lucas Penteado, do BBB21, sofre da condição
Quais são suas principais causas?
Depende do tipo da alopécia. Contudo, os fatores mais comuns são: genética, distúrbios de tireóide, algum tipo de anemina causada pela falta de vitaminas e/ou minerais, estresse, depressão e oleosidade em excesso no couro cabeludo.
Existe tratamento?
Sim, e quanto antes o diagnóstico for feito, mais eficaz será o tratamento. Por isso, ao notar qualquer tipo de queda de cabelo fora do normal, é interessante procurar um médico, que pode ser um dermatologista ou um tricologista, que vai realizar exames, avaliar a condição e indicar o tratamento necessário. Se estivermos falando de uma alopécia causada por distúrbios na tireóide, um acompanhamento com um endócrino é obrigatório.
Como previnir?
É difícil lutar contra a genética quando a alopécia androgenética está em pauta. É possível fazer tratamentos para diminuir a queda de cabelo, por exemplo, mas não existem meios de pará-la completamente.
A melhor coisa é ter uma alimentação equilibrada, com legumes, frutas e verduras no cardápio, evitar excesso de fritura, passar longe de químicas que possam irritar o couro cabeludo, proteger a região dos raios solares e procurar ajuda médica assim que notar algo de errado.
Alimentos como ovos, cenoura, pepino, peixes, espinafre e frutas cítricas são bons para fortalecer os fios! #FicaDica
Last modified: 3 de março de 2023