Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 09:49 Brasil

Arthur do Val em: Mamãe Falei barbaridade de novo

Das falas sexistas ao pedido de cassação e término de namoro: o caso do deputado Arthur do Val, conhecido na internet pelo apelido de Mamãe Falei

Entenda a polêmica

Mamãe Falei… Atrocidades. De novo!

Arthur do Val, deputado estadual de São Paulo pelo Podemos, viajou até a Ucrânia para “oferecer ajuda humanitária aos refugiados” e fabricar coquetéis molotov para, na visão dele, ajudar o país na guerra contra a Rússia. Uma vez lá, ele enviou mensagens sexistas em um grupo de WhatsApp dos amigos do futebol, que acabaram sendo divulgadas nas redes. 

Nos áudios, o político diz que as ucranianas “são fáceis porque são pobres” e que “se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”. O deputado também falou que havia chegado em duas “minas” dando a carteirada do número de seguidores no Instagram. 

A repercussão

Obviamente, as falas foram detonadas, e com razão! Jair Bolsonaro disse que a declaração é “tão asquerosa que nem merece comentário”. O ator Rodrigo Hilbert também se posicionou: “São tantos horrores verbais, é tanta violência, que fica difícil detalhar todas elas”.

Isa Penna, deputada estadual de São Paulo pelo PSOL, protocolou um pedido de cassação contra do Val na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ela, contudo, prevê que mais um caso de machismo deve ficar impune. 

No total, 26 deputados da Alesp pedem a cassação do parlamentar. O Conselho de Ética já enviou a cópia dos pedidos para o gabinete dos dez membros do conselho e para o próprio do Val, que terá cinco sessões para apresentar sua defesa. 

A justificativa

Conhecido na internet como Mamãe Falei, Arthur publicou um pedido de desculpa nas redes sociais, declarando que cometeu um “erro em momento de empolgação” e que “não sou santo, sou homem, sou jovem”.

Anteriormente, ele havia se afastado do MBL (Movimento Brasil Livre), pois não queria comprometer o grupo com um erro que era apenas dele. Apesar de concordar com as críticas feitas, de que os áudios são nojentos e horrorosos, ele disse considerar exagerados os pedidos de cassação e que vai lutar contra a “injustiça”. 

Giulia, a ex-namorada de Arthur do Val

O abandono

A enfermeira Giulia Blagitz, até então namorada do parlamentar, terminou o relacionamento pelas redes sociais após ver as falas de do Val. “Em respeito a todos os meus seguidores que também seguiam o Arthur, gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos distintos. Infelizmente, a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos. Mas de uma coisa podemos ter certeza: o amor foi real e sempre será”, publicou no Instagram. 

O deputado garantiu ter ficado transtornado com o ocorrido, disse que está deprimido e que nem está dando muita bola para os pedidos de cassação pois está focado em reconquistar o coração da ex.

Após todas as polêmicas, Arthur do Val decidiu retirar sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. Ele anunciou o fato como se estivesse praticando um ato heroico, quando, na verdade, não fez nada além do famoso mínimo.

Neste 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, é importante destacar que declarações como as do político naturalizam e relativizam microagressões diárias sofridas pelo sexo feminino em uma sociedade patriarcal, que muitas vezes acha que comentários do tipo são “brincadeiras” ou “coisas de homem”. Isso só compactua com o machismo e faz toda essa questão virar uma bola de neve, cujas principais vítimas seguem sendo as mulheres, no Brasil e no mundo. Basta!

Last modified: 3 de março de 2023
Close