Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 10:03 Entretenimento

Os 6 momentos mais constrangedores da história do Oscar

O tapão de Will Smith em Chris Rock durante o Oscar 2022 foi apenas um dos vários momentos atribulados da história da premiação. Bora relembrar alguns?

Entenda a polêmica

Por que Will Smith deu um tapão em Chris Rock no Oscar?

Na noite de domingo (27), a 94ª edição do Oscar foi marcada por um momento que roubou a cena: Will Smith dando um tapão da cara de Chris Rock. 

O mashup de Um Maluco no Pedaço com Todo Mundo Odeia o Chris ocorreu porque o comediante, um dos apresentadores da premiação, fez um comentário desrespeitoso sobre a esposa do astro, Jada Pinkett-Smith, que raspou o cabelo por sofrer de alopécia. 

Rock achou que seria uma boa ideia fazer piada da condição da mulher e dizer que ela parecia ter saído de um remake de GI Jane: Até o Limite da Honra, filme de 1997 estrelado por Demi Moore, que está careca na produção por interpretar uma oficial da Marinha.

Smith até estava rindo da performance, mas, quando o comediante zombou da condição de sua esposa, o astro hollywoodiano se levantou da plateia, subiu no palco e deu um tapão no rosto de Chris, que ficou visivelmente desconfortável. “Deixe o nome da minha mulher fora da po#@ da sua boca”, gritou Will ao voltar para o seu assento. 

A atitude dividiu opiniões. Muitos acharam a agressão física de Will exagerada, enquanto outros acharam pouco, visto comentário de mau gosto feito por Chris.

Em meio a boatos de que o ator poderia perder sua estatueta de Melhor Ator, recebida pelo longa King Richard, Smith se desculpou: “A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente”, escreveu.

TOP 5


Os momentos mais constrangedores do Oscar

A cena protagonizada por Will Smith e Chris Rock foi uma verdadeira torta de climão por diversos motivos, mas a história do Oscar já foi manchada por outros momentos dignos de uma estatueta de Melhor Polêmica do Ano. Relembre:

1. O anúncio atrapalhado

Em 2017, Warren Beatty e Faye Dunaway subiram ao palco para fazer o grande anúncio da noite: o de Melhor Filme. O problema é que eles anunciaram que La La Land: Cantando Estações havia levado a melhor, filme queridinho do público, só que, na sequência, repararam que haviam cometido um erro. Na verdade, a estatueta era para Moonlight: Sob a Luz do Luar. Geral ficou sem entender nada e, entre risos nervosos, os vencedores surgiram para fazer o discurso. Puts!

2. #OscarSoWhite

Dois anos antes, em 2015, uma campanha de boicote à premiação foi criada nas redes sociais para protestar contra a branquitude que ainda hoje domina a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e justifica o fato de tantos atores negros ficarem de fora da lista de indicados. Depois de alguns protestos online, a Academia decidiu, em 2016, criar regras de representatividade para que mais nomes pretos fossem consagrados por mérito e contra qualquer tipo de racismo estrutural. 

 3. O peladão infiltrado

Em 1974, o fotógrafo Robert Opel, conhecido por seu ativismo em prol do movimento LGBTQIA+, invadiu o palco da cerimônia, completamente nu, durante fala de David Niven, que apresentava a icônica atriz Elizabeth Taylor. O intuito era criticar a sociedade conservadora, por décadas refletida nas indicações da Academia. O momento é até hoje um dos mais lembrados quando o assunto são as polêmicas envolvendo o Oscar. 

 4. O prêmio quase perdido

Hattie McDaniel é conhecida por ser a primeira mulher negra a receber uma estatueta na história da premiação. Ela levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em E o Vento Levou, mas quase não conseguiu recebê-lo por causa das leis segregacionistas que ainda se faziam presentes nos EUA. Como a cerimônia ocorreria em um hotel com políticas anti-negros, Hattie precisou obter uma permissão especial para poder comparecer ao evento. Constrangedor, revoltante, absurdo, e por aí vai.

5. A pior abertura da história

Em 1989, aconteceu um dos fiscos mais inesquecíveis do Oscar, protagonizado pelo ator queridinho do momento, Rob Lowe, que cantou, ao lado de uma Branca de Neve fajuta, a canção Proud Mary, do Creedence Clearwater Revival. Até hoje ninguém conseguiu entender direito a proposta da abertura. Na época, a própria Disney tentou processar a Academia pelo vexame e artistas, como Julie Andrews, Gregory Peck e Paul Newman, assinaram uma carta-aberta em protesto ao momento vergonhoso. Vixi!

Last modified: 3 de março de 2023
Close