Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 09:52 Brasil

Afasia: doença de Bruce Willis já afetou outros famosos

Aos 67 anos, aposentadoria de Bruce Willis foi anunciada após ator receber o diagnóstico de afasia, condição que já afetou celebridades como Emília Clarke

Entenda a polêmica

Afasia: doença de Bruce Willis já afetou outros famosos

Recentemente, a família de Bruce Willis anunciou a aposentadoria do ator aos 67 anos, uma vez que ele foi diagnosticado com afasia. 

A condição, apesar de nova para muita gente, já afastou temporariamente outras celebridades do batente, como as atrizes Emilia Clarke, de Game of Thrones, e Kate Walsh, de Grey’s Anatomy. 

O que é a afasia?

É uma disfunção que faz a pessoa ter dificuldade para se comunicar por ter, principalmente, a linguagem e a fala afetadas. Por isso, o paciente pode não mais conseguir ler e compreender textos nem expressar-se através da alocução. Ele pode também ter problemas para verbalizar alguns sons. 

Quais são os tipos?

Existem dois: a afasia primária e a secundária. A primeira é a mais grave, uma vez que está relacionada a doenças degenerativas que causam a morte dos neurônios. Por causa disso, ela não tem cura e sua evolução é progressiva. É o caso de Bruce Willis. 

A equipe do ator já percebia há anos que algo estava errado. No começo, os lapsos de memória eram poupados por uma “tesourinha”, nome carinhoso dado a um ponto eletrônico que soprava algumas falas no ouvido do ator. Com o tempo, ela deixou de ser suficiente e os roteiristas começaram a ter que encurtar as falas de Bruce para que ele conseguisse realizar as cenas. Monólogos estavam proibidos. 

Dois membros da equipe de filmagem de White Elephant, gravado no último ano, notaram que o norte-americano não mais conseguiria interpretar. “Alguém dizia a fala para ele e ele não conseguia entender o significado. Ele era um marionete”, disse uma das fontes.

 

Bruce Willis teria perguntado o que estava fazendo no set de White Elephant (Foto: IMDB)

A afasia secundária geralmente é uma consequência de episódios como acidente vascular cerebral. Por causa disso, é mais abrupta, mas a dificuldade de comunicação pode ser recuperada com sessões de fonoaudiologia. Logo, tende a ser reversível. É o caso de Emilia Clarke, que teve dois aneurismas durante as gravações de GoT.

A inglesa ficou afastada por um tempo das telas, para tratar as sequelas, especialmente as da fala, e, uma vez recuperada, voltou ao ofício. 

Situação semelhante aconteceu com Kate Walsh, mas a atriz se afastou da atuação para tratar um tumor cerebral, diagnosticado em 2015. As sequelas também foram reversíveis.

Como o diagnóstico é feito?

A afasia secundária tende a ser uma consequência de outra condição mais notável, então o quadro clínico é mais simples de ser feito. Agora, no caso da primária, por sua evolução ser progressiva e, muitas vezes, lenta, normalmente o diagnóstico chega junto da idade avançada e de outros sintomas, como dificuldades motoras e de memorização.. 

Qualquer alteração de comunicação, seja na fala, na escrita e/ou na audição, é um sinal de alerta que deve ser investigado por um profissional capacitado. Se o médico achar necessário, vai pedir uma ressonância nuclear magnética, que avalia todo o cérebro, para entender se a dificuldade é causada por algo maior. 

Last modified: 3 de março de 2023
Close