Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 10:28 Brasil

Varíola dos macacos: o que é, sintomas e tratamento

Surto da doença rara chamada varíola dos macacos em parte da Europa e em outros países tem chamado a atenção da OMS. Afinal, a infecção é perigosa?

Entenda a polêmica

Varíola dos macacos: o que é, sintomas e tratamento

Um vírus que é conhecido há bastante tempo, mas ficava restrito ao continente africano, foi detectado em onze países europeus, além de no Canadá, em Israel, na Austrália e nos Estados Unidos. Causador de uma doença chamada varíola dos macacos, ele vem ganhando os noticiários

Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) revelou que cem casos já foram confirmados em todo o mundo – um número baixo, mas que ligou o alerta depois de um brasileiro ser diagnosticado com a doença. Ele mora na Alemanha, contudo. 

Apesar da surpresa do surto da doença rara, a OMS tranquilizou dizendo que não há motivo para pânico. 

O que é a varíola dos macacos?

O Instituto Butantan explica que se trata de uma zoonose silvestre, “ou seja, um vírus que infecta macacos, mas que incidentalmente pode contaminar humanos”. 

A doença é autolimitada e normalmente o paciente sara sozinho entre o 14ª e 21º dia de infecção. Medicamentos antivirais podem ser receitados para aliviar os sintomas e a vacina contra a varíola oferece alta proteção contra essa variante da infecção. 

Quais são os sintomas?

Os mais comuns são febre, dor de cabeça, dor no corpo, especialmente nas costas, e inflamações nos nódulos linfáticos. 

A aparência das bolhinhas que explodem na pele

O paciente também sente uma coceira acompanhada de dor antes de lesões aparecerem por toda a pele, em formato de bolhas que acabam “explodindo”.

Como se dá o contágio?

Na maioria dos casos, a doença é transmitida por gotículas de saliva contaminadas ou pelo contato com as lesões da pele, tanto de humanos quanto de animais. 

Apesar da OMS ainda não ter se manifestado sobre, há relatos de pessoas que foram infectadas ao fazer sexo desprotegido. Entretanto, a doença não é considerada uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível).  

Quando ela surgiu?

Em 1958, o vírus foi descoberto, mas o primeiro caso em humano só foi confirmado em 1970, na República Democrática do Congo. 

A doença ficou adormecida por quase 40 anos, quando, em 2017, ressurgiu na Nigéria. 

Tem cura?

Sim, tem! Como dissemos anteriormente, a doença é autolimitada e, segundo a OMS, somente de 3% a 6% dos casos resultam em morte.

A vacinação contra a varíola é a principal forma de prevenção, especialmente agora que o vírus está se manifestando em outros países e em áreas mais urbanas.

Last modified: 3 de março de 2023
Close