Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 13:28 Entretenimento

15 coisas que você não sabia sobre as baleias

Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado

24 de junho de 2022

Está aberta a temporada oficial de baleias no litoral brasileiro! E aí, bora aprender mais sobre esses animais tão importantes para os oceanos? Bora lá!

Curiosidades

15 coisas que você não sabia sobre as baleias

Em junho, começa oficialmente no litoral brasileiro a temporada das baleias! Em sua maioria jubartes, mas é possível ver uma ou outra franca no caminho – ou, melhor dizendo, em alto mar. 

Para a reprodução, elas migram das águas geladas da Antártica para as águas quentes da costa do Brasil. Em julho, o avistamento é mais garantido, especialmente na região de Ilhabela, em São Paulo. Contudo, é possível avistar baleias até setembro em outros locais no Brasil, do Sul, como na Praia do Rosa, ao Nordeste, como em Abrolhos, um dos maiores berçários de baleias Jubarte do mundo!

A seguir, você confere 15 curiosidades sobre esses animais incríveis, tão importantes para os oceanos:

1. A baleia azul é o maior animal do planeta! Ela pode atingir 30 metros de comprimento, aproximadamente, e é o maior mamífero que já passou pela Terra.

2. A visão das baleias não é lá das melhores. Justamente por isso, elas se comunicam e se localizam usando seus sons. 

3. Bioacústica é o nome técnico dado para esses sons que as baleias emitem. Há pesquisadores que se especializam apenas em registrar e analisar esses barulhos, especialmente os das jubartes, popularmente conhecidas como “baleias cantoras”.

4. Todos os anos, as jubartes criam um canto novo de acasalamento. O barulho que o macho emite para atrair parceiras nunca é o mesmo. 

5. Quem lidera os grupos de baleias são as fêmeas, que costumam ser mais responsáveis e, inclusive, acompanham seus filhotes durante toda a vida. Jornada dupla? A gente vê por aqui! Rs!

6. A caça às baleias para fins comerciais é proibida no mundo todo, com raras ressalvas, como veremos no tópico a seguir. No Brasil, ela é proibida desde 1986.

7. A caça às baleias continua sendo permitida no Japão, na Noruega e na Islândia. A principal justificativa é que a carne do animal faz parte da cultura local.

 

Baleia encalhada em praia da Ilha do Mel, em 2021 (Foto: LEC/CEM/UFPR)

8. Todas as espécies de baleia são vulneráveis à extinção, por terem sido grandes vítimas da caça entre os séculos 18 e 19.

9. As quatro espécies mais ameaças de extinção são: baleia azul (Balaenoptera musculus), baleia cinza (Eschrichtius robustus), baleia franca do norte (Eubalaena glacialis) e baleia bowhead ou cabeça-redonda (Balaena mysticetus).

10. O óleo de baleia era o que mais interessava os pescadores antigamente – e ainda hoje há quem ilegalmente pesque o animal por causa do produto, que é um potente impermeabilizante. 

11. Por incrível que pareça, óleo de baleia é usado em produtos de beleza, como shampoos. Contudo, é um óleo falso, produzido com Palmitato de Cetila.

12. Apesar de serem chamadas de baleias assassinas, as orcas pertencem à família dos golfinhos, são extremamente sociáveis e não possuem predadores naturais. Ou seja, os humanos são seus únicos e principais predadores.

13. Os borrifos das baleias francas são os mais característicos, pois saem em formato de “V”. 

14. Em 2021, o número de baleias encalhadas no litoral brasileiro atingiu o recorde! Segundo especialistas, não há uma explicação exata para isso ainda, mas acredita-se que o fator esteja relacionado à diminuição de krill. A falta de alimento aliada às mudanças climáticas faz com que os animais sejam impactados negativamente. 

15. As baleias são conhecidas como as “engenheiras do ecossistema”, pois atuam na manutenção e no equilíbrio da vida marinha, fazendo-a funcionar.

Last modified: 3 de março de 2023
Close