Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
1º de junho de 2022
Ela chegou! A nova Carteira Nacional de Habilitação está na área! Confira a seguir as principais mudanças do documento e se ele será obrigatório ou não
Entenda a polêmica
Qual é a da nova Carteira Nacional de Habilitação?
A partir desta quarta-feira (1º), a nova Carteira Nacional de Habilitação começa a ser emitida em todo o Brasil. A substituição não é obrigatória e ocorrerá de maneira gradual, conforme as CNHs antigas forem vencendo e necessitando de renovação.
As mudanças fazem parte da resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito, instituídas no final de 2021. O intuito é deixar o documento mais dentro do padrão internacional.
Confira a seguir as principais mudanças:
– Layout diferenciado
A nova Carteira Nacional de Habilitação terá tons de verde e amarelo mais claros, e contará com elementos gráficos que pretendem dificultar a falsificação. O motorista poderá emiti-la na versão impressa, digital ou em ambas.
– Tabela ilustrada
Outra mudança de visual diz respeito a uma tabela de veículos que agora faz parte do documento. Ela mostra os modelos de automóveis que o motorista pode dirigir, facilitando assim a identificação do tipo de carteira.
– Informações complementares
A nova CNH também mostra qual é a nacionalidade do condutor e seu país de origem, podendo ser usada até para entrar em alguns países, como os do Mercosul – embora não substitua o passaporte.
Além disso, há uma identificação do documento em outros dois idiomas (inglês e francês) na parte superior. Desse modo, não será mais preciso pagar a taxa exigida para a tradução da carteira, caso ela seja necessária.
– Representatividade
Visando trazer um maior bem-estar mental ao condutor, agora é possível solicitar que a carteira seja impressa com o nome social do motorista, em caso de pessoas transexuais. Se desejar, também será possível declarar a filiação afetiva.
O novo modelo da CNH é desse jeitinho
Detalhes como o exercício da atividade remunerada e possíveis restrições médicas também estarão relatados no documento.
A renovação pode ser feita presencial ou virtualmente. Por App, a taxa de emissão e envio pelo correio é abolida, tendo o condutor que pagar apenas o exame médico e o psicológico/toxicológico, caso exerça atividade remunerada com o carro.
Desde 2021, a Carteira Nacional de Habilitação tem validade de 10 anos para motoristas com até 50 anos de idade; cinco anos para aqueles com idade entre 50 e 70; e três anos para condutores com idade igual ou superior a 70.
Last modified: 24 de março de 2023