Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
9 de junho de 2022
A cantora Joelma, vocalista da Banda Calypso, chocou ao aparecer com o rosto bastante inchado. Segundo assessoria, edema tem relação com a Covid
Entenda a polêmica
O que é a sequela da Covid-19 que acometeu Joelma?
A cantora Joelma, de 47 anos, preocupou os fãs ao aparecer nos últimos shows com o rosto bastante inchado. Na apresentação que fez no Rio de Janeiro, no último final de semana, a vocalista da Banda Calypso chegou a brincar com a sua aparência, dizendo que ela estava parecendo o personagem Quico, do seriado mexicano Chaves.
Rapidamente, começaram a cogitar que a paraense havia se submetido a procedimentos estéticos que haviam dado errado. Mas, na verdade, a cantora, que foi diagnosticada com Covid-19 quatro vezes, está lidando com a anasarca, uma das sequelas da doença.
A anasarca
É o termo técnico usado para se referir a um inchaço, também conhecido como edema, causado por um acúmulo de líquido, que pode ocorrer em qualquer parte do corpo.
Várias coisas podem causar uma anasarca, desde o uso contínuo de certos medicamentos (como antidepressivos e com corticoide na fórmula) até problemas de fígado, doenças no sistema linfático e alimentação.
O diagnóstico é dado por clínico geral, nefrologista ou cardiologista, e o tratamento é relacionado à causa principal do inchaço. Ingerir bastante líquido e diminuir a quantidade de sal no dia a dia são conselhos que valem para todos os casos.
Quais são os principais sintomas?
Além do inchaço aparente, que pode afetar o corpo por inteiro ou uma região específica dele, a anasarca pode desencadear outros fenômenos, como alteração de pressão, elevação dos batimentos cardíacos, dificuldade de locomoção, complicações no fígado ou rins, e ainda dificuldade para abrir os olhos, caso o edema afete o rosto do paciente.
Atualização da Covid-19: média diária de casos no Brasil chega a 36,6 mil
Qual é a relação com a Covid-19?
A anasarca não é uma sequela direta da doença. Na realidade, ela pode acometer alguns pacientes por causa da medicação usada no tratamento.
No caso de Joelma, a própria assessoria da cantora relatou que essa é justamente a causa do inchaço facial e que, como a vocalista da Banda Calypso já tinha se contaminado quatro vezes com o novo coronavírus, os remédios podem ter sobrecarregado seu fígado.
Nesta quarta-feira (08), a paraense deu entrada no Hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, segundo relato do Leo Dias, colunista do Metrópoles.
Mais informações sobre o quadro de saúde da cantora não foram dadas, mas, ao que tudo indica, ela fará uso de medicamentos diuréticos, como a furosemida e a espironolactona, para eliminar essa retenção de líquido e, consequentemente, o edema.
A anasarca não tende a ser perigosa por si só, mas, quando ignorada ou quando o quadro vira crônico devido a algum problema de saúde, é preciso que o acompanhamento médico seja contínuo, uma vez que outros sintomas mais graves podem se manifestar e acabar afetando órgãos vitais do corpo humano.
Last modified: 3 de março de 2023