Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
15 de junho de 2022
Aos 28 anos, Justin Bieber está com o rosto paralisado devido a uma síndrome rara chamada Ramsay Hunt, causada pelo vírus varicela-zoster, da catapora
Entenda a polêmica
Ramsay Hunt: conheça a síndrome de Justin Bieber
Há poucos dias, o cantor Justin Bieber, de 28 anos, que desembarca no Brasil em setembro para shows, usou o Instagram para comunicar seus fãs que foi diagnosticado com uma síndrome rara, chamada Ramsay Hunt.
No desabafo, o artista explicou que a condição é causada por um “vírus que ataca os nervos do meu ouvido e meus nervos faciais, e fez meu rosto ficar paralisado”, informou. Justin mostrou como a metade direta do seu rosto está estática e disse que, apesar de tudo, sente que está melhorando: “Encontrei apoio em quem me desenhou e me quer. Sou lembrado que Ele sabe tudo sobre mim. Ele sabe as partes mais obscuras, das quais não quero que ninguém saiba, e constantemente me recebe em seus braços”.
O que é?
É uma infecção causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo da catapora. Uma vez que a pessoa teve a doença na infância, esse vírus fica adormecido no corpo, em um gânglio do nervo facial. O que acontece é que, em alguns casos, ele pode acabar sendo reativado em pessoas imunossuprimidas ou que apresentam alguma brusca queda imunológica.
Popularmente conhecida como “herpes-zoster do ouvido”, a síndrome ataca o nervo facial e auditivo, causando uma infecção que provoca paralisia do rosto [geralmente, unilateral/periférica], e problemas de audição e outras questões envolvendo o ouvido, como o aparecimento de manchas ou bolhas na região.
É contagiosa?
Não, a Síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa. Mas, ao ser reativado, o vírus varicela-zoster pode acabar transmitindo catapora para aquelas pessoas que ainda não tiveram a doença.
Quais são os sintomas?
Geralmente, o quadro começa com dores de cabeça e de ouvido, vertigens e o aparecimento de pequenas bolhas no ouvido externo e no canal auditivo. Bolhas na língua e no céu da boca também podem surgir.
O paciente também tende a ter febre e olhos ressecados. Na maioria dos casos, é apenas quando há a paralisia facial e a dificuldade na fala que o médico costuma a ser consultado, uma vez que tais sintomas são bastante confundidos com os de um derrame.
Tem cura?
Apesar da perda auditiva poder vir a ser permanente, sintomas como vertigens e febre tendem a passar em alguns dias. Isso porque, em média, o vírus em si costuma a ser eliminado de 7 a 14 dias. Entretanto, por atacar o nervo da face, a paralisia pode levar até nove meses para ser solucionada – mas tende a ser temporária também.
Qual o tratamento?
Os sintomas mais comuns, como febre e dor de cabeça, são tratados com medicamentos analgésicos e antitérmicos. Para os olhos, colírio é receitado.
A paralisia facial pode vir a requerer sessões de fonoaudiologia e, em casos extremos, quando há compressão do nervo facial, cirurgia.
A síndrome em si é tratada com antivirais, como o Aciclovir, e medicamentos com corticoide, como a Prednisona.
Na maioria dos casos, não há sequelas.
Last modified: 3 de março de 2023