Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 16:19 Entretenimento

5 curiosidades sobre o orgasmo feminino

Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado

29 de julho de 2022

No próximo domingo (31), é comemorado o Dia Mundial do Orgasmo, prática relacionada ao prazer (individual, a dois ou mais) que traz vários benefícios

Saúde

5 curiosidades sobre o orgasmo feminino

Ele ainda é carregado de tabus, especialmente o feminino. Por questões culturais, de gênero e até mesmo religiosas, pode ser visto como uma prática suja ou pecaminosa. Mas, apesar de tudo, tem um dia só dele – e traz benefícios para a saúde garantidos pela Ciência!

A seguir, você confere cinco curiosidades sobre ele:

1. Mulheres podem ter orgasmos múltiplos, homens não.

Diferentemente dos homens, as mulheres conseguem ter orgasmos seguidos durante uma mesma relação sexual. Isso acontece porque o orgasmo feminino não está relacionado à ereção. Quando um homem tem esse momento de ápice do prazer, ele ejacula – e a perda de ereção vem na sequência. Por isso, ele fica impossibilidade de ter os chamados orgasmos múltiplos, privilégio exclusivo daquelas pessoas que possuem clitóris.

2. O orgasmo começa no cérebro.

É justamente por isso que, quando estamos com a cabeça cheia, por exemplo, e não conseguimos focar no momento, o orgasmo pode demorar mais para acontecer ou nem ocorrer.

Um estudo publicado no The Journal of Sexual Medicine, em 2017, feito por cientistas da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, mostra que as áreas cerebrais responsáveis pelos sentidos, movimentos, memórias e emoções estão todas relacionadas ao orgasmo. Logo, os estímulos físicos acabam se convertendo em estímulos mentais, desencadeando a sensação de prazer.

3. Mulheres têm mais chances de ter orgasmos se os pés estiverem aquecidos.

Você sabia que o orgasmo pode gerar uma descarga elétrica de até 244 milivolts? Doideira, né?! Mas isso tem mais chances de acontecer se os pés da mulher estiverem aquecidos. Pés frios, no sentido literal da palavra, podem dificultar o clímax sexual. 

Quem garante isso é o cientista Dylan Thrasher, que escreveu o livro How to Find and Create Lasting Love (“Como encontrar e criar um amor durável”, em tradução livre). “Usar meias durante o ato sexual ou tentar uma massagem nos pés com óleos de massagem vai ajudá-la a chegar lá”, conta o pesquisador. 

4. O orgasmo feminino dura bem mais que o masculino.

Pois é, mais um privilégio daquelas pessoas que possuem clitóris! Geralmente, o orgasmo feminino dura entre 10 e 23 segundos. Já o masculino costuma durar em torno de 0,8 segundo.

5. Pode aliviar as cólicas menstruais.

Apesar de não funcionar para todo mundo, até porque cada corpo é um corpo, especialistas explicam que a sensação de prazer e relaxamento extremo causada por um orgasmo pode agir contra as cólicas menstruais, aliviando as dores e até mesmo os sintomas. #FicaDica

Last modified: 3 de março de 2023
Close