Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 13:03 Entretenimento

Câncer de cólon: causas, sintomas e tratamentos

Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado

05 de julho de 2022

Patrícia Kisser, esposa do guitarrista Andreas Kisser, do Sepultra, faleceu vítima de um câncer de cólon, um dos mais comuns entre os brasileiros

Saúde

Câncer de cólon: causas, sintomas e tratamentos

No útimo domingo (03), Patricia Perissinotto Kisser, de 52 anos, esposa de Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, faleceu em São Paulo, onde estava tratando um câncer de cólon desde 2021.

Nas redes sociais, o músico prestou uma homenagem emocionada à parceira: “Como eu aprendi com você, como eu melhorei com você, como eu cresci. Desde 1990, quando demos o primeiro beijo no meio de uma rua em Mogi das Cruzes onde você fazia a faculdade de Medicina, nunca mais nos separamos. Você gostava de Chitãozinho e Xororó e nem sabia o que era Led Zeppelin e isso nos uniu ainda mais, as nossas diferenças foram os melhores encaixes para a construção de uma estrutura sólida e longeva. 32 anos juntos com muito amor, respeito e cumplicidade”, escreveu. 

Recentemente, Andreas e amigos do casal compartilharam nas redes a informação de que a empresária estava precisando de doação de sangue. Apesar da movimentação, o quadro, que era grave, piorou e Patrícia veio a óbito, deixando o marido e três filhos, Yohan, Giulia e Enzo.

O que é o câncer de cólon?

Também conhecido como câncer de reto ou colorretal, é um dos tumores mais frequentes entre os brasileiros. A doença abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon, no reto [final do intestino] e no ânus. A maioria dos quadros começa com o aparecimento de pólipos na parede interna do intestino grosso.

Quais são as causas?

Além do histórico familiar, alguns hábitos podem contribuir com o surgimento da doença, como uma alimentação rica em carnes processadas (como salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon etc) e vermelhas, excesso de peso corporal, ingestão contínua e em excesso de bebidas alcoólicas e tabagismo. A maioria dos quadros dá-se após os 50 anos. 

Quais são os sintomas?

O quadro varia muito de paciente para paciente, mas os sintomas mais frequentes são:

– constipação ou diarreia;

– alteração na forma das fezes (normalmente, o estreitamento delas);

– sangue ao defecar;

– desconforto e cólica abdominal constantes;

– perda de peso acompanhada de fraqueza;

– anemia;

– ausência da sensação de alívio após evacuar e

– aumento de certas bactérias intestinais.

Pessoas com distúrbios crônicos, como a doença de Crohn, devem fazer acompanhamento médico frequente. A colonoscopia é o exame mais comum para investigar os sintomas. Quanto mais precoce o diagnóstico for, maiores as chances de cura.

Quais são os tratamentos?

Há dois tipos: o local, com cirurgia, radioterapia, embolização e ablação e/ou o sistêmico, que envolve sessões de quimioterapia, imunoterapia ou terapias-alvo. 

Em janeiro de 2021, o quimioterápico oral Lonsurf (trifluridina + cloridrato de tipiracila), registrado em 91 países, chegou ao Brasil para auxiliar e potencializar o tratamento. Rachel Riechelmann, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Gastrointestinais (GTG) e diretora do Departamento de Oncologia Clínica do A. C. Camargo Câncer Center, em São Paulo, explicou para o portal Portal PEBMED que o principal intuito do remédio é melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Last modified: 3 de março de 2023
Close