Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 16:23 Entretenimento

Deixem os seios de Florence Pugh em paz!

Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado

11 de julho de 2022

Florence Pugh usou um vestido transparente em evento de moda, que deixou seus seios à mostra, e foi vítima de comentários machistas sobre seu corpo

Entenda a polêmica

Deixem os seios de Florence Pugh em paz!

Neste final de semana, o desfile de alta costura de Outono/Inverno da Valentino repercutiu nas redes sociais. Ele aconteceu na última sexta-feira (8), em Roma, na Itália, e contou com a presença de diversas famosas, como as atrizes Anne Hathaway e Florence Pugh. Esta última acabou se tornando alvo de críticas por causa do vestido utilizado na ocasião. Na verdade, o corpo e os seios da britânica foram julgados pelo tribunal da internet constituído por fiscas da vida alheia. 

A maioria dos comentários machistas veio de homens, que, segundo a própria Florence, ficaram decepcionados com o tamanho de seus seios. “Minúsculos” e “peito chato” foram alguns dos comentários feitos sobre a jovem de 26 anos, que se manifestou nas redes sociais em uma carta aberta. “O que tem sido interessante de assistir e testemunhar é o quão fácil é para os homens destruir totalmente o corpo de uma mulher, publicamente, com orgulho, para todos verem”, escreveu. 

A atriz contou que sabia que o vestido escolhido causaria burburinhos, mas que isso não a deixou nervosa quando ela o usou e que não a deixa agora, diante dos ataques. “Não é a primeira vez e certamente não será a última vez que uma mulher vai ouvir o que há de errado com seu corpo por uma multidão de estranhos”, lamentou a inglesa, que aproveitou a ocasião para dizer que, durante a adolescência, sentia-se incomodada com relação ao próprio corpo, mas que hoje é segura o bastante para usar um vestido como o que gerou polêmica: “Estou feliz com todas as ‘falhas’ que eu não suportava olhar quando tinha 14 anos. Muitos de vocês tentaram me dizer agressivamente o quão desapontados estavam com os meus ‘seios minúsculos’ ou como eu deveria estar envergonhada por ter um ‘peito tão chato’. Eu vivo no meu corpo há muito tempo. Tenho plena consciência do tamanho dos meus seios e isso não me abala”.

Pugh termina a carta de maneira irônica, dizendo que esse fuzuê todo foi “por causa de dois mamilos bonitinhos”. No Instagram, ela fez questão de compartilhar postagens sobre sua roupa e alfinetou os fiscais de mamilos alheios ao falar que, tecnicamente, eles estavam cobertos por um tecido – mesmo sendo ele transparente.

Mas como o mundo ainda tem salvação, logo uma corrente de sororidade em prol da atriz se formou online, com pessoas defendendo a liberdade das mulheres sobre seus corpos, e criticando a objetificação e a hipersexualização dos corpos femininos. “É triste ter que ver mulheres sendo oprimidas pelos seus corpos e tendo que explicar sempre”, lamentou uma fã no Twitter. 

A seguir, você confere na íntegra a carta aberta publicada pela artista:

Olha, eu sabia, quando usei aquele incrível vestido Valentino, que não haveria como fugir de comentários sobre ele, fossem eles negativos ou positivos. Todos nós sabíamos o que estávamos fazendo. Eu estava animada para usá-lo, nem uma parcelinha de mim estava nervosa. Eu não estava antes, durante ou estou agora.

O que tem sido interessante de assistir e testemunhar é o quão fácil é para os homens destruir totalmente o corpo de uma mulher, publicamente, com orgulho, para todos verem. Vocês até fazem isso com seus cargos profissionais e e-mails de trabalho em suas bios…?

Não é a primeira vez e certamente não será a última vez que uma mulher vai ouvir o que há de errado com seu corpo por uma multidão de estranhos. O que assusta é o quão preocupante alguns homens podem ser.

Felizmente, cheguei a um acordo com as complexidades do meu corpo que me fazem eu ser quem eu sou. Estou feliz com todas as “falhas” que eu não suportava olhar quando tinha 14 anos. Muitos de vocês tentaram me dizer agressivamente o quão desapontados estavam com os meus “seios minúsculos” ou como eu deveria estar envergonhada por ter um “peito tão chato”. Eu vivo no meu corpo há muito tempo. Tenho plena consciência do tamanho dos meus seios e isso não me abala. 

Outra coisa preocupante é… Por que vocês se assustam tanto com seios? Pequenos? Grandes? Esquerdos? Direitos? Apenas um? Talvez nenhum?

O. Que. É. Tão. Assustador? Isso me faz perguntar o que aconteceu para vocês ficarem tão zangados com meus seios e meu corpo para falarem tanto sobre eles?

Sou muito grata por ter crescido em uma casa com mulheres muito fortes, poderosas e cheias de curvas. Fomos criados para encontrar poder nas dobras do nosso corpo. Para prezar pelo conforto. Sempre foi minha missão nesta indústria dizer “foda-se isso e foda-se aquilo” sempre que alguém dizia o que esperava sobre meu corpo em discussões sobre o que é quente ou sexualmente atraente. 

Eu usei aquele vestido porque eu sei sobre mim. Se ser extremamente abusivo em relação às mulheres publicamente em 2022 é tão fácil para você, então a resposta é que talvez você não saiba sobre você.

Cresçam. Respeitem as pessoas. Respeitem os corpos das pessoas. Respeitem todas as mulheres. Respeitem os seres humanos. A vida vai ficar muito mais fácil, eu prometo.

E tudo por causa de dois mamilos bonitinhos…

Oh! O último slide é para quem se sente mais confortável com aquele centímetro de pele mais escura a ser coberta… #LiberemAPorraDosMalditosMamilos

Last modified: 3 de março de 2023
Close