Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
1º de julho de 2022
A ex-BBB Viih Tube passou por um perrengue no aeroporto por segurar gases. Será que conter puns com frequência pode fazer mal à saúde? Saiba a seguir
Entenda a polêmica
Pum preso: segurar gases pode levar à morte?
Nesta semana, a influenciadora e ex-BBB Viih Tube, de 21 anos, chocou a internet ao contar nas redes sociais que havia sido socorrida no aeroporto, chegando a precisar inclusive de cadeira de rodas, após sofrer fortes dores abdominais. A causa? Gases contidos.
Também neste ano, a funkeira Pocah, que particpou do BBB21 ao lado de Viih Tube, passou por situação parecida. “Acordei com uma dor bizarra, surreal, não conseguia ficar em pé, apenas curvada. Pensei que era cálculo renal, apendicite, hérnia umbilical que eu já tenho. Fiz uma série de exames e era o quê? Peido preso”, relatou nas redes.
Mas, afinal, por que dói tanto evitar flatulências? A prática pode ser perigosa a longo prazo?
A resposta para a última pergunta é sim: segurar gases com frequência pode levar até à morte, acredita?!
Mas, na verdade, o problema não são os puns em si, mas o que essa grande quantidade de gases acumulados pode sinalizar, como quadros de constipação e diverticulite, por exemplo.
No caso da diverticulite, que é uma doença inflamatória na parede interna do intestino, se não tratada, ela pode causar sérias infecções, que podem levar o paciente a óbito.
A constipação intestinal é o primeiro sinal de que algo que merece atenção pode estar acontecendo com o seu corpo.
Viih Tube relatando história envolvendo gases presos nos Stories
O indicado, segundo os médicos, é defecar de uma a três vezes por dia. Algumas pessoas, contudo, têm quadros crônicos de fezes endurecidas, demorando três ou mais dias para conseguir ir ao banheiro – e, em alguns casos, só com a ajuda de medicamentos. Esse quadro de constipação, chamado popularmente de prisão de ventre, gera o acúmulo de gases.
Na maioria dos casos, a constipação não tem relação com uma doença grave. Contudo, por se tratar de um sintoma, pode sinalizar enfermidades do trato intestinal, síndrome do intestino irritável, doença de Parkinson e até diabetes.
Ok. Então, já entendemos que o que pode levar à morte não é a prática de segurar gases em si – que pode mesmo causar dores abdominais absurdas -, mas o que esse acúmulo de gases pode indicar e, levianamente, a pessoa pode ignorar. Mas por que dói tanto evitar flatulências?
Segundo a National Library of Medicine, segurar puns pode causar dor, inchaço, indigestão e azia. Na maioria das vezes, esse acúmulo de gases ocorre no intestino e funciona como uma espécie de bomba mesmo: quanto mais gases, mais estufada ela fica e, quando estoura, pode causar um estrago danado – como a Viiih Tube e a Pocah bem perceberam.
Por isso, a gente sabe que vez ou outra é inevitável conter as flatulências, mas evite tornar essa prática corriqueira, assim como evite segurar com frequência o número dois. Ah! E se a constipação estiver atrapalhando sua qualidade de vida e/ou você sentir que o quadro é crônico, é muito importante procurar ajuda médica. Afinal, algo de muito mais sério pode estar acontecendo com o seu corpo…
Last modified: 3 de março de 2023