Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
04 de agosto de 2022
O incêndio na boate Kiss, que ceifou 242 vidas e deixou mais de 600 pessoas feridas, em janeiro de 2013, pode realmente terminar sem responsabilizados?
Entenda a polêmica
Julgamento da boate Kiss pode terminar em pizza?
No final da tarde desta quarta-feira (3), os desembargadores José Conrado Kurtz de Souza e Jayme Weingartner Neto, da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, anularam o julgamento que aconteceu em dezembro de 2021 e condenou quatro réus pelo incêndio na boate Kiss. As penas iriam variar de 18 a 22 anos de prisão.
Elissandro Spohr (condenado a 22 anos e 6 meses) e Mauro Hoffmann (condenado a 19 anos e 6 meses), sócios do estabelecimento, e Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão (ambos condenados a 18 anos), integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que estava se apresentando no local no dia da tragédia, receberam a condenação, que foi anulada.
A princípio, o maior receio era que os desembargadores reduzissem as penas para menos de 15 anos, o que automaticamente permitiria que os reús respondessem o processo em liberdade. Agora, com a anulação do julgamento, o incêndio que ceifou 242 vidas e deixou mais de 600 pessoas feridas pode terminar sem responsabilizados – e, para muitos, sem a justiça ser feita.
A decisão foi justificada por irregularidades no processo. Jayme Weingartner Neto explicou que um dos sorteios dos jurados foi feito apenas quatro dias antes do júri, quando é preciso ser feito com no mínimo seis dias de antecedência – o que pode ter comprometido as estratégias da defesa.
Muito provavelmente, o Ministério Público vai recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). Se isso acontecer e o pedido for acatado, o julgamento deve recomeçar. Portanto, ainda é cedo para dizer que o incêndio da boate Kiss, que ocorreu em janeiro de 2013, deve terminar sem culpados. O primeiro julgamento realmente terminou em pizza, mas o processo está longe de ter um fim. A frustração das famílias afetadas deve durar mais um pouco, assim como o desgaste, que deve apenas se acumular.
Last modified: 3 de março de 2023