Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
29 de setembro de 2022
A internet pode ter descoberto um golpe envolvendo um projeto social que prometia entregar marmitas a moradores de rua em Blumenau, Santa Catarina
#Marmitagate
Entenda o “golpe das marmitas” que está sendo investigado
Mais uma polêmica invadiu as redes sociais nesta semana e está dando o que falar! Aparentemente, uma jovem chamada Duda Poleza, moradora de Blumenau, Santa Catarina, teria organizado todo um esquema de entrega fake de marmitas para lucrar, como denunciam alguns internautas.
O projeto Alimentando Necessidades, que ganhou apelidos online como “Marmitagate” e “Operação Lava Prato”, referências ao escândalo de Watergate e à Operação Lava Jato, prometia entregar diariamente 26 marmitas para moradores de rua e ajudar 15 famílias mensalmente com cestas básicas. Para isso, Poleza pedia doações via Pix nas redes sociais.
Até aí, sem grandes problemas e algumas pessoas começaram a ajudar. As suspeitas de uma fraude começaram a surgir quando uma tal de Taynara Motta, suposta amiga de Duda, denunciou no Twitter um crime de estupro que teria sido cometido contra ela. No final do relato, ela fala sobre o projeto, do qual seria voluntária, e pede arrecadações.
Como a história viralizou, o Alimentando Necessidades ganhou mais visibilidade e passou a receber cada dia mais doações em dinheiro. Eis que algumas pessoas decidiram conhecer mais a fundo o trabalho e começaram a notar algumas inconsistências que levavam a crer que, na verdade, Duda e Taynara seriam a mesma pessoa.
Pois é. Um usuário anônimo disse que foi atrás de dados da tal Taynara Motta no site da Receita Federal e não encontrou nadinha. O que achou foi uma tal de Tainara, com “I”, que, quando contatada, garantiu não ter nenhum envolvimento com o projeto. As informações foram postadas na plataforma GitHub.
Daí geral ficou com aquela pulguinha atrás da orelha, né? Outro usuário percebeu que o perfil da “amiga” de Duda havia sido criado recentemente, em 2021, e a maioria das postagens era divulgando o projeto de marmitas. A foto de perfil da jovem também não parecia lá muito autêntica. Aqui, vale um spoiler: a história virou caso de polícia e, posteriormente, o veículo de comunicação O Município Blumenau descobriu que a foto de Taynara Motta era, na realidade, de uma menina chamada Camila, de 17 anos, que já havia trabalhado como digital influencer no passado e teve o sobrenome omitido por segurança.
Mas voltemos à narrativa cronológica. Vendo seu nome e seu projeto na boca do povo, Duda Poleza decidiu se pronunciar e postou alguns Stories no Instagram dando sua versão dos fatos e dizendo que o Alimentando Necessidades era pra valer. Pouco tempo depois, no Instagram que pertenceria à Taynara Motta, Stories também foram feitos, cheios de filtro. Novamente, semelhanças foram notadas entre as postagens e as jovens, inclusive físicas.
Supostas imagens de Taynara e Duda
Na sequência, uma nova polêmica: os Stories de Taynara foram apagados após essas suspeitas começarem a ser discutidas nas redes. A jovem também se ausentou do mundo online. Como justificativa, Duda voltou às redes na última segunda-feira (26) para dizer que estava brigada com a “amiga”, por isso ambas não estavam postando tanto. A garota também falou que alguém estaria tentando hackear sua conta bancária, e que tinha tomado a iniciativa de encerrar o projeto e que doaria todo o dinheiro arrecadado para outro movimento social – mas sem mencionar qual.
Boletins de ocorrência então começaram a ser registrados, pois muitos daqueles que haviam confiado no projeto social se sentiram lesados com o posicionamento de Duda e todas as polêmicas envolvendo a história. Tudo está sendo investigado pela Polícia Civil de Santa Catarina, que “está realizando a devida apuração a respeito e diligências para elucidar a situação”, conforme foi informado em nota.
Desde que contou que encerraria o projeto, Duda não deu mais notícias e fechou todas as suas contas nas redes sociais. O perfil de Taynara Motta também segue inativo. Alguns veículos de comunicação tentaram entrar em contato com ambas as garotas, mas não tiveram nenhuma resposta.
Xiiiii! E aí? É #Marmitagate ou não é?!
Last modified: 3 de março de 2023