Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
30 de setembro de 2022
E depois de muita espera, o 1º turno das Eleições 2022 está prestes a ocorrer, e nada de deixar para se organizar na véspera, hein? Confira nosso resumão!
Eleições 2022
O “beabá” do eleitor: do horário de votação aos cargos em jogo
O 1º turno das Eleições 2022 está batendo na porta! Ele acontece no próximo domingo (2) e vai decidir, entre outras coisas, o futuro da presidência da República no Brasil.
Para você não deixar pra organizar tudo na última hora, separamos a seguir um apanhado de informações básicas e relevantes para ficar sabendo com certa antecedência:
Qual é o horário de votação?
Neste ano, as Eleições serão padronizadas pelo horário de Brasília: elas começarão às 8h e se encerrarão às 17h. Por isso, alguns eleitores precisam ficar atentos ao fuso!
Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima, Mato Grosso e parte do Pará começam a votar uma hora antes. O Acre, duas horas antes. Em Fernando de Noronha, o início das votações será uma hora depois.
O que tenho que levar?
Um documento de identificação com foto, como identidade, carteira de trabalho, passaporte… Caso tenha feito o E-título e a via digital tenha foto, ele poderá ser usado como documento, substituindo as versões impressas.
O título de eleitor impresso, apesar de não ser um item obrigatório, é recomendado. Vale lembrar que é nele (ou no E-título) que constam informações essenciais, como o número da zona e a seção eleitoral. No site do TSE também é possível consultar estas informações.
O que não posso levar?
Nenhum item que possa ser considerado boca de urna ou que ameace a vida das pessoas, nem eletrônicos – pelo menos, não dentro da cabine de votação.
Neste ano, aparelhos celulares estão completamente banidos e deverão ser entregues desligados à mesa receptora, até que você vote em completo sigilo e possa pegá-los de volta na saída da sala.
Na dúvida, a boa e velha colinha em papel é a melhor solução para você não se esquecer dos números dos seus candidatos.
Em quais cargos devo votar?
São cinco cargos em jogo nas Eleições 2022, sendo eles, em ordem de surgimento na urna eletrônica: Deputado Federal (4 dígitos), Deputado Estadual (5 dígitos), Senador (3 dígitos), Governador (2 dígitos) e Presidente (2 dígitos).
O que significa se eu votar branco ou nulo?
Segundo a Constituição Federal, significa que você não deu um voto válido, ou seja, não quis escolher um candidato.
Antes da promulgação da Constituição de 1988, os votos brancos eram direcionados para o candidato que recebesse a maioria dos votos válidos. Logo, a galera entendia que eles, de alguma maneira, compactuavam com o resultado das Eleições.
Depois da promulgação, isso caiu por terra e hoje tanto os votos nulos quanto os brancos são considerados inválidos, e não vão para candidatos ou legendas.
Posso votar em uma bancada?
Sim, em algumas situações, como na hora de votar para deputados. Caso não tenha um candidato em específico, pode votar em uma bancada, aquela que mais condiz com sua visão politica e de mundo. É um voto tático, pois você não se compromete com um candidato em especial, mas favorece um partido que você considera importante estar melhor representado em quantidade no Plenário.
Boas Eleições e lembre-se de votar consciente! 😉
Last modified: 3 de março de 2023