Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 11:34 Entretenimento

BeReal: a rede social “sincerona” que assusta o Instagram

Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado

17 de outubro de 2022

Aplicativo BeReal tem atraído cada vez mais usuários, oferecendo propostas que vão na contramão do Instagram e do TikTok. Mas será que ele tem futuro?

Entenda a polêmica

BeReal: a rede social “sincerona” que assusta o Instagram

“O BeReal não vai te fazer famoso. Se você quer se tornar um influenciador, vá ao TikTok e Instagram”. Este trecho foi tirado do manifesto do BeReal, e explica por que o aplicativo foi desenvolvido. Como já deu para perceber, ele não tem feeds organizados, postagens pagas ou conteúdos editados. Muito pelo contrário!

Lançado em 2020, e criado por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, o App francês envia diariamente, em momentos aleatórios, uma notificação para os usuários. “É hora de ser real!”, diz o texto. Quando aberta, a pessoa tem até dois minutos para publicar uma foto do que está fazendo naquele momento e dar uma xeretada nos conteúdos publicados pelos amigos.

A imagem é tirada simultaneamente da câmera traseira e frontal do celular, e não permite filtros ou edições. Ela também é efêmera, ou seja, não permanece para sempre no perfil. Quando a nova notificação é enviada no dia seguinte e uma nova foto sincerona é publicada, a anterior é automaticamente excluída. 

Por causa disso e também pelo motivo de que o aplicativo só permite uma postagem por dia, o fundador do BeReal acredita que os usuários fiquem menos tempo conectados. A ideia de Barreyat é que o tempo do usuário na rede seja produtivo, incentivando o real e o off-line. 

 Notificação única que os usuários recebem diariamente para postagem e visualização

Outro destaque com relação à novidade é que os usuários não ficam tão à mercê de algoritmos, uma vez que as publicações têm prazo de validade e não há meios – pelo menos, por ora – de comercializar o conteúdo. Essa nem é a proposta do app, mas nunca se sabe, né?! “Queremos que as pessoas se sintam bem a respeito delas mesmas e suas vidas. Queremos uma alternativa às redes sociais viciantes, que incentivam comparações e retratam a vida com o objetivo de acumular influência”, diz outro trecho do manifesto do BeReal. 

Simplicidade e autenticidade são as principais características que têm chamado a atenção dos usuários. Desde janeiro, o aplicativo foi instalado em 53 milhões de celulares! Em contrapartida, algumas pessoas relatam ficar ansiosas ao receberem tais notificações em momentos aleatórios do dia. Outras se sentem pressionadas por terem que postar apenas naquele momento. A falta de “fotos bonitas”, ou seja, de conteúdos mais produzidos, também é uma reclamação já feita.

Além disso, em um mundo onde o online tem garantido tantos empregos e se transformado na principal renda de tantas pessoas, um aplicativo que vai na contramão disso e que não permite que o usuário “venda o seu peixe”, parece um tanto quanto ousado. Com tantas outras redes ativas e precisando ser alimentadas, será que as pessoas terão tempo e disposição – pelo menos, não passageiras -, para mais uma rede social? E para uma que não dá a oportunidade de deixá-las famosas? Será que, no fundo, todo mundo não deseja um pouco isso, nem que seja pelo dinheiro? Fica a reflexão.  

>> Quer receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉

Last modified: 3 de março de 2023
Close