Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
3 de outubro de 2022
Como era esperado, Lula e Bolsonaro vão disputar o 2º turno das eleições presidenciais deste ano; confira a seguir um panorama geral do cenário atual
Eleições 2022
Lula X Bolsonaro: o que pode acontecer no 2º turno?
O 1º turno das Eleições 2022 foi emocionante, mas aconteceu o esperado: Jair Bolsonaro e Lula se enfrentarão novamente no 2º turno, que vai ocorrer no último domingo de outubro, dia 30.
O candidato do PL (Partido Liberal) começou a disputa na liderança, conquistando a maioria dos votos no Sul e Sudeste do Brasil. O jogo virou quando o resultado das urnas eletrônicas das demais regiões brasileiras começou a ser apurado. No Nordeste, como em 2018, o candidato do PT (Partido dos Trabalhadores) teve a maioria dos votos.
No final, o cenário ficou assim: Lula com 48.3% dos votos válidos, Bolsonaro com 43.3%, Tebet com 4.2% e Ciro com 3%. Agora, com uma disputa de primeiros lugares tão acirrada, o que esperar do 2º turno?
Segundo a agenda dos candidatos, Lula pretende realizar nos próximos dias um evento em São Paulo com senadores eleitos e governadores que avançaram para o 2º turno. A ideia é fortificar alianças e garantir novos aliados.
A equipe de Bolsonaro ainda não tem nada alinhado para a corrida eleitoral rumo ao 2º turno. Apesar do atual presidente da República já ter questionado diversas vezes a confiabilidade das urnas, neste domingo (2), na hora de votar, ele disse que acreditava em um resultado limpo e justo.
Especialistas acreditam que Tebet será uma das poucas candidatas – senão a única – a declarar apoio no 2º turno, e em Lula – não por ela, mas por um alinhamento de partidos. Ciro deve manter sua proposta de ficar em cima do muro e se ausentar da vida política – pelo menos, por um tempo. Especialistas políticos ainda acreditam que Soraya Thronicke, embora pertença ao UNIÃO, não irá declarar apoio a nenhum dos candidatos.
A porcentagem de brancos e nulos alcançou uma média de 5%, uma porcentagem um pouco acima da de Tebet. Possivelmente, quem escolheu não votar em nenhum dos candidatos no 1º turno vai seguir fazendo o mesmo no dia 30. Portanto, os eleitores da candidata do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) podem dar uma bagunçada no cenário. Por isso, a movimentação dela será interessante e até mesmo importante. Por ora, o cenário segue equilibradamente indefinido.
As alianças do PT até o momento são oito: PSB, Solidariedade, PCdoB, PSOL, Avante, PV, Rede e Agir. As do PL são duas: Republicanos e PP. O vice de Lula é Geraldo Alckmin e o de Bolsonaro é Braga Netto.
Vale reforçar que a festa da democracia só fica completa quando os participantes dela pesquisam os candidatos e se lembram de continuar acompanhando o trabalho deles depois, caso sejam eleitos. Se liga, hein?! E cheque suas fontes de notícias. Isso é #VotoConsciente!
Last modified: 3 de março de 2023