Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem-informado
18 de outubro de 2022
Procurado pela Justiça do Brasil e com histórico de violência, Thiago Brennand está detido em Abu Dhabi e responde processo de extradição em liberdade
Thiago Brennand
Quem é o empresário brasileiro acusado de crimes sexuais?
A juíza Erika Soares de Azevedo Mascarenhas decretou no dia 27 de setembro a prisão preventiva do empresário brasileiro Thiago Antonio Brennand Tavares da Silva Fernandes Vieira, de 42 anos, natural de Recife, que agrediu a atriz e empresária Helena Gomes, na noite de 3 de agosto, na Bodytech do Shopping Iguatemi, em São Paulo.
O problema é que, na ocasião, o brasileiro já estava em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Foragido desde 4 de setembro, ele foi preso na última quinta-feira (13) pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal). Brennand pagou fiança e foi solto. Ele, contudo, não pode deixar a cidade até que a Justiça resolva os trâmites da possível extradição do procurado pela Justiça do Brasil, que, após soltura do empresário, decretou um novo pedido de prisão preventiva.
No momento, sabe-se que Brennand está hospedado em um hotel de luxo, com diárias de até R$ 22 mil.
Além da agressão
Até o momento, 11 vítimas já apareceram. Elas acusam Thiago Brennand de violência sexual. O empresário está sendo investigado por crimes sexuais, de lesão corporal e corrupção de menores.
A modelo e miss Stefanie Cohen revelou que acredita ter sido dopada e estuprada pelo empresário. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, ela disse que foi jantar com Thiago, que ele pediu dois drinks em determinado momento e que, após beber um deles, começou a se sentir tonta. A moça acha que foi vítima do “Boa Noite, Cinderela”.
Stefanie contou que, na sequência, o empresário a levou para um hotel, onde ela teve a pior noite de sua vida. “Ele me estuprou. Ele forçou a relação anal. Sempre sem preservativo, sem nenhum tipo de preocupação com o que aquilo poderia fazer comigo. A parte que eu mais me lembro foi eu pedindo ‘não’ muitas vezes. Eu falava: ‘Não, por favor, não. Eu nunca fiz isso. Por favor, não faz isso comigo’; e ele ficava: ‘Você é a minha namorada’; e forçando, forçando. Ele tirou minhas forças, minha dignidade, tudo naquele momento”, disse.
Para o Fantástico, a vítima informou que o brasileiro chegou a telefonar para ela pouco tempo antes de viajar, no dia 4, tentando coagi-la a depor a seu favor, se fosse preciso. “Ele é um completo monstro”, alegou.
Uma ex-namorada do procurado, que preferiu não ter a identidade revelada, também disse que foi violentada sexualmente por Thiago durante relacionamento abusivo e que seu irmão chegou a fazer uma denúncia na polícia, mas que voltou atrás após ter sido ameaçado pelo empresário, segundo a vítima.
De acordo com a investigação, outra pessoa que pode ter sido coagida por Brennand é o próprio filho do empresário, que, em 2020, quando tinha 14 anos de idade, denunciou o pai para a polícia, dizendo ter sido por anos a fio vítima de violência física.
Alguns dias depois, o garoto voltou atrás em seu depoimento, alegando que a denúncia havia sido um ato de rebeldia da sua parte. A Justiça investiga o recifense por corrupção de menor.
Há ainda o fato de os pais do empresário terem adiantado parte da herança do filho, que pertence a uma família nobre, para não mais terem contato com ele. Testemunhas também dizem que nenhum dos 38 primos de Thiago conversam com ele e que o empresário chegou a enviar uma coroa de flores para um deles, Jason Vieira, que tratava na época um câncer. Junto das flores, um recado: “Jason do câncer, cancinho [sic], descanse em paz”.
Nas redes sociais, Thiago Brennand vivia dando declarações a favor do porte de armas de fogo e divulgava a informação de que era o o maior colecionador de armas táticas da América Latina.
Ele também fazia com frequência comentários xenofóbicos contra o Brasil e os brasileiros. Inclusive, a modelo Stefanie disse que, no dia seguinte em que o estupro teria ocorrido, o empresário teria dito a seguinte frase para ela: “Eu achei que eu estava saindo com a Miss São Paulo, mas está mais para Miss Paraíba”.
Por ora, o empresário segue longe das redes. Em seu último vídeo postado, agora apagado, ele se dizia inocente de todas as acusações e falou que havia viajado não para fugir, mas porque estava sendo perseguido.
>> Quer receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 3 de março de 2023