Confira abaixo as principais notícias desta manhã, com resumo do 2º dia da Copa no Catar, a leucoplasia de Lula e a acusação de plágio contra a Netflix por uma quadrinista brasileira.
Copa do Mundo 2022
Inglaterra goleia Irã em jogo marcado por protestos ⚽
O primeiro jogo do 2º dia de Copa foi quente! A Inglaterra venceu o Irã por 6×2, em uma partida histórica para a seleção inglesa. Os gols foram marcados por Jude Bellingham, Bukayo Saka (2x), Raheem Sterling, Marcus Rashford e Jack Grealish. Apesar de não pontuar, o ícone Harry Kane participou de quase todas as jogadas e saiu de campo aplaudido.
Os dois gols do Irã foram marcados por Medhi Taremi, sendo um pênalti no finalzinho da partida, que foi recheada de protestos de ambas as equipes e torcidas.
O time britânico, por exemplo, se ajoelhou no gramado antes da partida começar para protestar contra o racismo. Além disso, a repórter da BBC Sport, Alex Scott, usou durante transmissão ao vivo uma braçadeira em prol da comunidade LGBTQIA+, que os jogadores usariam, mas que foi vetada pela FIFA, por causa das leis islâmicas que governam o Catar.
Nas arquibancadas, parte da torcida iraniana vaiou o hino do próprio país como forma de protesto contra o regime autoritário e a repressão às mulheres, que são impedidas de entrarem em estádios de futebol no Irã.
Holanda ganha, mas não empolga
A expectativa para ver a seleção holandesa em campo era grande, mas o jogo contra o Senegal não foi assim tão bonito de ver – e, embora a Holanda tenha vencido, ganhando por 2×0, o time africano jogou melhor. Mas no futebol o que vale é a bola no gol, né? Cody Gakpo e Davy Klaassen pontuaram para a “laranja mecânica”.
EUA e País de Gales fazem o pior jogo da Copa
Pelo menos, até o momento, sim. A partida foi insossa e os norte-americanos abriram o placar, com um gol de Timothy Weah. No final do 2º tempo, os galeses esboçaram uma recuperação e empantaram a partida com um gol de pênalti marcado pelo experiente Gareth Bale.
Neymar é alvo de críticas por postagem nas redes ⭐
O jornal alemão Bild publicou uma matéria contra o camisa 10 com o seguinte título: “O primeiro ataque de arrogância de Neymar”.
Acontece que o jogador postou um story no Instagram usando o calção oficial da seleção brasileira e inseriu um uma sexta estrela usando um emoji, como se o Brasil já tivesse conquistado o hexa.
A publicação não passou de uma zoeira, mas, dado o histórico polêmico do atleta, isso bastou para que a galera não perdoasse.
Lembrando que a seleção estreia na Copa na próxima quinta-feira, às 13h (Horário de Brasília), em jogo contra a Sérvia.
Rolês aleatória à la Ronaldinho Gaúcho, mas no Catar
A vitória da Inglaterra foi celebrada em grande estilo pelos torcedores Alex e John, que saíram do estádio em busca de cerveja (com álcool) e acabaram fazendo amizade com um sheik local, que os levou festejar em seu palácio. Já pensou?!
A repórter Dominique Metzger (foto acima) também viveu uma tour inesperada no Catar – mas uma nada bacana. A jornalista foi assaltada e, ao ir à delegacia fazer um boletim de ocorrência, acabou sendo surpreendida pelos policiais com um pedido: qual pena ela gostaria de dar para os ladrões, assim que eles fossem pegos? Ela pôde escolher entre cinco anos de prisão ou a deportação dos mesmos.
O que vai ter na Copa nesta terça-feira (22)?
A Copa do Mundo segue nesta terça. Confira os jogos e seus horários (de Brasília):
• Argentina x Arábia Saudita – 7h
• Dinamarca x Tunísia – 10h
• México x Polônia – 13h
• França x Austrália – 16h
Saúde
Lula retira lesão nas cordas vocais; entenda a cirurgia ⤵️
Na noite de domingo (20), o presidente eleito Luis Inácio Lula da Silva passou por um procedimento cirúrgico no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A cirurgia, que teve início às 20h e durou 40 minutos, foi para retirar uma lesão nas cordas vocais, chamada leucoplasia, que tem 10% de chance de virar um câncer.
Exatamente por isso, uma biópsia em tempo real foi realizada e detectou que a lesão não tinha indícios de malignidade, conformou informou um dos médicos responsáveis pelo procedimento, o cirurgião de cabeça e pescoço Luiz Paulo Kowalski. Ao todo, sete profissionais participaram da cirurgia, que contou também com uma equipe de apoio, dada a idade avançada do político, que está com 77 anos, e a necessidade da biópsia.
Para retirar uma leucoplasia, não é preciso realizar cortes externos e a cirurgia é bem simples. A lesão de Lula, por exemplo, tinha 5 milímetros e foi removida com um laser e o auxílio de instrumentos como laringoscópio e um microscópio cirúrgico, que são inseridos pela cavidade oral. “São instrumentos muito delicados. Por isso que, algumas horas depois, o paciente já pode se alimentar e falar, desde que sem exageros”, explicou Kowalski em entrevista ao Estadão.
A recuperação é tranquila e o presidente eleito, que toma posse no dia 1º de janeiro, recebeu alta na manhã desta segunda-feira (21). Contudo, ele precisará descansar a voz e fazer sessões de fonoterapia. A primeira começa já nesta terça! “Ele deverá fazer repouso vocal, mas pode conversar normalmente, participar de reuniões e falar ao telefone. O que ele não pode é exagerar, fazer esforço, gritar em discursos, falar por muito tempo, porque isso pode atrapalhar a cicatrização”, contou o cirurgião, que disse ainda que Lula deverá fazer laringoscopias periódicas nos próximos cinco anos, para monitorar o aparecimentos de possíveis novas lesões.
Entretenimento
Série 1899 da Netflix é acusada de plágio por brasileira
A série 1899 chegou à Netflix com tudo, especialmente porque os criadores, Baran bo Odar e Jantje Friese – responsáveis por Dark, seriado de muito sucesso do streaming -, foram acusados de plágio!
A quadrinista brasileira Mary Cagnin usou as redes sociais para contar que a produção é idêntica a uma HQ que ela lançou em 2016, chamada Black Silence. “Está tudo lá: a pirâmide negra. As mortes dentro do navio/nave. A tripulação multinacional. As coisas aparentemente estranhas e sem explicação. Os símbolos nos olhos e quando eles aparecem. As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas”, escreveu no Twitter.
A ilustradora continuou seu relato revelando que, em 2017, participou da Feira do Livro de Gotemburgo, que é bastante famosa na Europa, e lá distribuiu alguns exemplares do seu quadrinho – inclusive, algumas versões em inglês. Para ela, Baran e Jantje tiveram acesso a sua criação. “Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pela meu trabalho nacionalmente e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração. Sabemos que no Brasil temos poucas oportunidades para mostrar nosso trabalho e ser reconhecido por ele”, lamentou a artista.
Também nas redes sociais, os criadores de 1899 rebudiaram as acusações de plágio. “Não conhecemos a artista nem sua obra ou quadrinho. Nunca roubaríamos de outros artistas como nos sentimos como artistas nós mesmos. Também entramos em contato com ela, então esperamos que ela retire essas acusações. A internet se tornou um lugar estranho”, disse Baran bo Odar.
Jantje Friese foi um pouco mais agressiva em seu posicionamento, alegando que a brasileira estaria se aproveitando da situação para vender sua HQ. “Uma artista brasileira alegou que plagiamos sua graphic novel. Para deixar claro: não fizemos isso! Até ontem não sabíamos nem mesmo da existência dessa graphic novel. Ao longo de dois anos, colocamos dor, suor e exaustão na criação de 1899. Esta é uma ideia original e não foi baseada em qualquer material. No entanto, temos sido bombardeados com mensagens – algumas delas feias e ofensivas. Alguém diz lobo e todos acreditam, sem nem verificar se as afirmações fazem algum sentido. Óbvio se isso for ser um plano para vender mais cópias da graphic novel dela: bem pensado”, sugeriu.
No Twitter, Mary Cagnin agradeceu todo o apoio recebido e disse que o caso já está sendo tratado legalmente.
>> Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, porx e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 3 de março de 2023