Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 14:23 Mundo

Como a ciência explica o frio extremo nos EUA

Você deve ter visto que algumas regiões dos Estados Unidos estão sofrendo com a onda de frio extremo, né? Mais de 200 milhões de pessoas estão em estado de alerta, 700 mil ficaram sem energia elétrica e, até o momento, cerca de 50 pessoas morreram. Em alguns locais, a temperatura chegou a -56ºC. Buffalo, que faz fronteiro com o Canadá, é a cidade mais afetada.

Esta é a primeira vez que uma tempestade de Inverno chega de modo tão intenso na América do Norte. Para cientistas, o aquecimento do Ártico pode ser a explicação para esse fenômeno natural que chega de maneira tão avassaladora.

Jennifer Francis, cientista sênior do Woodwell Climate Research Center, explicou que, nos últimos três anos, os EUA sofreram mais com tempestades de Inverno, que têm se intensificado.

Uma das explicações se refere a um vórtice polar do Ártico, que tem mudado de forma por causa das alterações climáticas e interferido nas baixas temperaturas mais ao Sul. Leia mais aqui.

>> Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉

Last modified: 3 de março de 2023
Close