Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 14:20 Saúde

O que se sabe sobre o maior surto de ‘superfungo’ já registrado no Brasil

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz identificou o maior surto de Candida auris da história do Brasil. Desde que foi identificado pela primeira vez no país, em 2020, o “superfungo” já causou 50 casos em Recife, em Pernambuco, foco das infecções.

Ele afeta principalmente pessoas imunodeprimidas ou com comorbidades e causa infecções bastante invasivas, como no tímpano e na corrente sanguínea. O primeiro caso da doença foi descrito no Japão em 2009.

Considerado um fungo emergente e uma séria ameaça à saúde pública, o Candida auris é extremamente resistente a antibióticos, o que dificulta o tratamento e eleva as taxas de mortalidade.

Além disso, ao contrário da maioria dos fungos ambientais, o C. auris apresenta tolerância a temperatura entre 37°C a 42°C e tem capacidade de sobreviver a condições ambientais adversas por longos períodos, adaptando-se fora do hospedeiro humano.

Tais características aumentam o risco de surtos hospitalares, uma vez que a colonização e as infecções podem ter origem em fontes ambientais, como dispositivos médicos contaminados e mãos de profissionais de saúde.

>> Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus+. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉

Last modified: 3 de março de 2023
Close