Relatos sobre uma nova modalidade de golpe do Pix viralizaram nas redes. Funciona assim: a pessoa recebe uma chamada de um falso atendente do banco, que diz que sua conta foi invadida. O funcionário fake passa uma série de informações confidenciais, como o extrato do cliente, e até coloca a vítima em espera tocando uma música similar à utilizada pelo banco.
No caso que viralizou, o criminoso se passava por um funcionário do Itaú. O banco disse estar ciente do novo golpe e garantiu não haver falhas de segurança em seu sistema, mas não informou como os golpistas tiveram acesso às informações confidenciais.
"Ele (suposto funcionário) pediu pra eu entrar na área de transferência do aplicativo pra desfazer a transação. Ele queria que eu fizesse a mesma transferência que o bandido do iPhone de Santo André fez, com o mesmo valor, pra mesma conta. Dessa forma, o banco reconheceria a duplicidade e cancelaria a operação. Foi só nessa hora que eu desconfiei de verdade", disse a jornalista Marcella Centofanti, que alertou sobre o golpe no Twitter.
4 dicas básicas para não cair em golpes
Ainda mais com o carnaval chegando, né? Todo cuidado é pouco. Por isso, veja 4 dicas para você evitar cair na mão de golpistas:
1. Cuidado com onde você passa ou insere seu cartão
Em festas, blocos de rua e rolês, prefira levar dinheiro trocado a cartões, em especial os de aproximação, que facilitam o trabalho dos criminosos. Os de inserção são um pouco mais seguros, mas, ainda assim, não é aconselhável inseri-los em maquininhas de ambulantes e/ou de estabelecimentos não confiáveis.
Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus+. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
2. Não clique em links suspeitos
Saiba como o seu banco realiza comunicações com os clientes e em hipótese alguma clique em links de mensagens que não pareçam confiáveis – nem nos stories, nem no WhatsApp, muito menos no SMS. Ao receber recados do tipo, cheque imediatamente o remetente e, se necessário, comunique seu banco. Lembre-se de que, na maioria das vezes, é o cliente que faz o primeiro contato com o banco, que geralmente responde por inteligência artificial.
3. Nunca forneça seus dados bancários
Especialmente durante ligações com supostos funcionários de bancos que ligaram para você para oferecer algum serviço ou denunciar alguma possível transação estranha. Pix para desconhecidos? Jamais!
4. Cuidado ao enviar fotos do cartão por apps de mensagem
Você pode se esquecer de apagar as imagens da conversa ou então da nuvem, o aparelho pode eventualmente vir a ser furtado ou roubado, e aí já viu, né? Melhor evitar a fadiga.
Last modified: 7 de março de 2023