Em 2022, o ator Bruce Willis estava com suspeita de demência frontotemporal e precisou se aposentar oficialmente da carreira de ator. Dois anos antes, durante as gravações de Difícil de Matar, colegas de elenco e produção chegaram a relatar que o astro estava esquecendo suas falas e chegou a disparar uma arma fora de hora duas vezes.
Nesta quinta-feira (16), Emma, a esposa de Bruce, comunicou nas redes sociais que a suspeita foi confirmada e que o marido alcançou um estágio avançado da doença, em que não há mais chances de regressão. “Esperamos que qualquer atenção da mídia possa se concentrar em iluminar esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”, escreveu.
O que é a demência frontotemporal?
É uma doença neurodegenerativa que afeta principalmente os lobos frontais (região responsável pela fala) e temporais laterais (área associada à memória) do cérebro. Ela causa perda progressiva das funções cerebrais, que abalam a fala do paciente e até funções motoras.
A ciência ainda pouco sabe sobre a DFT, que não tem cura. O paciente pode apresentar uma melhora de quadro realizando sessões de fisioterapia, funoaudiologia e terapia, ou qualquer outra atividade que estimule o cérebro.
A demência frontotemporal é rara e sua principal causa é hereditária. Entre os primeiros e principais sintomas estão:
- alteração comportamental, de socialização, personalidade e humor
- dificuldade para controlar as próprias emoções
- dificuldade para realizar atividades simples
- esquecimentos de palavras e tarefas diárias
Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 8 de março de 2023