Recentemente, os jogadores Scarpa e Mayke afirmaram terem sido vítimas de um golpe envolvendo a empresa Xland, que se apresenta como investidora em criptomoedas. Eles perderam boa parte de seus patrimônios ao apostarem em um esquema muito semelhante ao da pirâmide financeira.
Quando investimentos envolvem criptomoedas, a coisa se torna ainda mais séria.
Pensando nisso, separamos quatro dicas para você não cair em cilada, Bino!
1. Fique de olho na Selic e em promessas de alta rentabilidade
Esta é a principal regra para fugir de golpes. Se alguém te oferecer um rendimento de 5% ao mês ou mais, como foi oferecido para o Scarpa, desconfie. Normalmente, a rentabilidade mensal pode chegar a 1% ou 2%, considerando a taxa básica de juros atual, em 13,75%.
Qualquer rentabilidade maior que isso configura um investimento de alto risco, uma vez que nenhum mercado garante um lucro tão alto. Caso contrário, choveria milionário por aí, certo?
Investimentos em criptoativos podem mesmo render um pouco mais, mas nada que ultrapasse uma média de 4% ao mês. “Qualquer promessa de rentabilidade superior oferece riscos. Não significa que sejam pirâmides. Mas é preciso desconfiar quando a diferença é muito grande”, explicou o assessor financeiro Dudu Cearense ao Globo.
- Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus+. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
2. Nunca invista fatias grandes de seu patrimônio em investimentos “suspeitos”
Especialistas garantem que, ao se aventurar em investimentos de alto risco, é importante seguir a regra de não aplicar mais de 3% do seu patrimônio.
Se tudo der errado, você não sofre um grande revés. Se tudo der certo, você recebe um bom dinheiro comparado àquele que investiu. “É importante diversificar. Não se deve colocar 100% do patrimônio ou algo próximo disso em nenhum investimento”, aconselha Dudu.
3. Desconfie de terceiros
Investimentos, ainda mais os de alto risco, podem e devem ser feitos diretamente em carteiras digital e/ou corretoras.
Ter uma holding no meio, te “ajudando” nas negociações e aplicações, não necessariamente é sinônimo de confiança.
4. Pirâmide financeira é ilegal
Sim, de acordo com a Lei 1.521/51, o esquema de pirâmide financeira é considerado crime no Brasil. Portanto, a maioria desses investimentos é feita camufladamente, como “mandalas financeiras” e coisas do tipo. Tudo ilegal.
Ah! E investimentos de alto risco não necessariamente configuram esquema de pirâmide, tá? Golpe é golpe, investimento é investimento.
Last modified: 30 de março de 2023