O Dia Internacional das Mulheres foi oficializado pela ONU em 1975, mas remete a uma manifestação trabalhista que ocorreu em 1908, em Nova York, que reuniu 15 mil mulheres. Elas saíram às ruas exigindo redução da jornada de trabalho, aumento dos salários e direito ao voto.
Inicialmente, a luta se referia à realidade das mulheres americanas. Mas a ativista Clara Zetkin entendia que aquelas demandas eram globais, e por isso organizou, em 1910, a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Cerca de 100 mulheres de 17 países participaram. O intuito era homogeneizar a luta feminina no mundo.
A data 8 de março foi estabelecida somente alguns anos depois, em 1917, quando mulheres russas saíram às ruas para um protesto semelhante, que ficou globalmente conhecido como movimento “pão e paz”.
- Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus+. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉