Com uma antecedência de quase uma semana, a Receita Federal liberou nesta quinta-feira (09) o Programa do Imposto de Renda 2023.
O intuito é que os contribuintes adiantem o rascunho da declaração, para que o sistema não fique sobrecarregado com acessos de última hora.
Contudo, a declaração pré-preenchida só ficará disponível no dia 15. Portanto, cabe ao contribuinte entender se é melhor ir adiantando tudo ou se espera mais uns dias para ter acesso ao processo facilitado.
Para fazer o download do programa, clique aqui.
Todas as pessoas que receberam mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2022 devem declarar o IR. Confira aqui todos os casos de declaração obrigatória.
Ordem de recebimento das restituições
Os grupos prioritários para recebimento das restituições são, por ordem:
• idosos acima de 80 anos;
• idosos entre 60 e 79 anos;
• contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
• contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Após o pagamento dos grupos prioritários, a ordem de recebimento tinha por regra a data de entrega das declarações.
Neste ano, porém, a Receita Federal informou que será priorizado o pagamento das restituições de contribuintes que adotarem o modelo pré-preenchido, ou que optarem por receber a restituição via PIX.
Deseja receber as informações mais relevantes do Brasil e do mundo de forma descomplicada, além de curiosidades e fatos históricos, por e-mail? É fácil e rápido! Clique aqui e cadastre-se no NewsPlus+. Compartilhe essa novidade para os amigos e bora se informar com qualidade! 😉
Last modified: 30 de março de 2023