Nesta segunda-feira (17), o que parecia ser uma inofensiva loja de souvenirs em Chinatown, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, se revelou ser uma delegacia clandestina chinesa de polícia.
O órgão funcionava sem licença para trabalhar, segundo a Procuradoria dos EUA para o Distrito Leste de NY, e realizava operações sem nenhum tipo de diplomacia.
Dois homens foram presos no local e outros 34 oficiais da polícia nacional da China foram denunciados pelo FBI por “repressão transnacional”.
A descoberta acontece alguns meses depois dos EUA acusar a China de sobrevoar a Costa Oeste do país com um balão de espionagem. O governo chinês retrucou dizendo que o balão coletava informações meteorológicas.
Além disso, há a tensão envolvendo Taiwan e a tentativa de Pequim tomar o controle de ilha, que é autônoma e de interesse também dos EUA.
Para o general Mike Minihan, chefe do Comando de Mobilidade Aérea dos EUA, o país americano e o chinês devem entrar em guerra em 2025. “Espero estar errado. Mas meu instinto diz que vamos lutar”, disse.
Tags:Estados Unidos, Guerra, Taiwan Last modified: 17 de abril de 2023