Na última sexta-feira (21), Lula (PT) desembarcou em Portugal ao lado de sua comitiva. A viagem marca o início das negociações com a Europa neste 3º mandato do presidente.
O país foi escolhido a dedo, por ser a porta de entrada do Brasil para a União Europeia. Na terça-feira (25), Lula e sua equipe seguem para a Espanha.
Em terras portuguesas, Lula se encontrou com o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. O comércio entre os dois países foi um dos principais assuntos discutidos.
“Brasil e Portugal têm potencial extraordinário para dobrar o fluxo de comércio exterior. É preciso sermos mais ousados”, disse o petista, que aproveitou a ocasião para reforçar que seu papel é abrir portas, mas que quem fecha negócios são os empresários. “Discuti com o presidente Rebelo iniciativas para ampliar cooperações econômicas, comerciais e para dinamizar atividades culturais e de cooperação educacional“, relatou.
Em Portugal, Lula ainda discutiu com o governo local projetos para a educação. Um deles é a instalação da Escola Portuguesa de São Paulo, que prevê contribuir para a oferta de ensino de qualidade na capital paulista. “Portugal, para nós, não é um país estrangeiro. Portugal é uma extensão da nossa casa chamada Brasil e eu acho que o Brasil é a extensão da casa chamada Portugal“, falou Lula durante a assinatura do acordo.
O pacote de projetos, que conta com 13 atos já assinados pelos governos, inlcui ainda a medida que pretende garantir a equivalência de estudos no Brasil (Ensino Fundamental e Médio) e em Portugal (Ensino Básico e Secundário), com o intuito de promover a integração escolar entre os dois países.
Durante a viagem, Lula ainda anunciou a criação de 1,6 mil creches no Brasil e a instalação de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos em Lisboa, para estreitar ainda mais o laço entre as nações.
A ApexBrasil é responsável por “promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira”.
Tags:Comércio Exterior, Lula, Portugal Last modified: 23 de abril de 2023