Na última quinta-feira (20), Cuca, de 59 anos, foi anunciado como o novo técnico do Corinthians, após a saída de Fernando Lázaro por uma sequência de atuações ruins. Só que parte da torcida do Timão não curtiu a nova contratação e começou uma campanha nas redes sociais pela demissão do recém-contratado. “Fora, Cuca” e “Queremos títulos, não estuprador” foram alguns dos protestos feitos.
Acontece que, em 1989, Cuca, que jogava então pelo Grêmio, e outros dois jogadores (Eduardo Hamester e Henrique Etges) foram condenados a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência, após serem acusados de abusar sexualmente de uma garota menor de idade, durante passagem por Berna, na Suíça.
Segundo relatos, o abuso ocorreu dentro do quarto do hotel onde os atletas estavam hospedados. Cuca, Eduardo e Henrique nunca cumpriram a pena, uma vez que a condenação se deu na Suíça e o Brasil não extradita seus cidadãos.
Cuca sempre negou o estupro e, em 2021, o atual técnico do Corinthians chegou a gravar um vídeo, ao lado da esposa e das filhas, para se defender. “Não houve estupro como falam, como dizem as coisas. Houve uma condenação por ter uma menor adentrado o quarto. Simplesmente isso(…) Sou um cara de cabeça e consciência tranquila”, declarou na época à jornalista Marilia Ruiz.
A campanha pela saída de Cuca divide opiniões. Enquanto alguns ficaram indignados com a contratação, outros disseram que muitas críticas são feitas por lacradores, como falou o apresentador Neto. Na sequência, contudo, ele disse que “todo protesto é válido”.
“‘Respeita as minas’ não é uma frase qualquer. É, acima de tudo, um estado de espírito e um compromisso compartilhado”, emitiu o elenco feminino do Corinthians em nota.
No último domingo (23), após derrota de 3 a 1 para o Goiás, surgiram boatos de que o técnico Cuca havia pedido demissão, rumor desmentido pelo próprio preparador. “Não é verdade isso. Vou me preparar para quarta”, disse em entrevista ao ge.
Nesta quarta-feira (26), o Timão enfrenta o Remo, pela Copa do Brasil, na Neo Química Arena, às 21h30.
Tags:Corinthians, Cuca, Violência Last modified: 24 de abril de 2023