Em depoimento à Polícia Federal, o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes revelou nesta quarta-feira (12) que conversou com Lula (PT) antes de realizar o desmonte de acampamentos bolsonaristas instaurados em frente ao QG do Exército, em Brasília. O presidente concordou com a operação.
O telefonema ocorreu no dia 8 de janeiro, logo após os ataques golpistas às sedes dos três poderes. Inicialmente, ele era destinado a Gonçalves Dias, responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional, mas o ministro estava ao lado do petista e decidiu passar a ligação.
Dutra alertou o presidente que, se caso a Polícia Militar agisse antes, a dissolução dos acampamentos poderia resultar em conflitos armados e mortes. Preocupado, Lula deu sinal verde para o Exército e para as prisões.
No depoimento, o general ainda justificou que não pôde agir anteriormente por medo de ser acusado de abuso de autoridade, uma vez que manifestações são autorizadas pela Constituição. Entretanto, após a invasão em Brasília, o cenário mudou.
Outros dois generais prestaram esclarecimentos à PF, além de 89 militares. Todos fazem parte das investigações sobre os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro.
Tags:Lula, Violência Last modified: 13 de abril de 2023