Na noite deste domingo (30), Lula (PT) fez seu primeiro discurso em cadeia nacional de rádio e televisão. Mais uma vez, o presidente da República aproveitou a oportunidade para atacar a taxa básica de juros brasileira, a maior de todo o mundo.
Na véspera do Dia do Trabalhador, Lula disse que a Selic, atualmente fixada em 13,75%, atrapalha o poder de compra da população.
O presidente também anunciou o novo salário mínimo, que salta de R$ 1.212 para R$ 1.320. A mudança começa a valer a partir desta segunda-feira (1º). “É um aumento pequeno, mas real, acima da inflação, pela primeira vez depois de seis anos”, orgulhou-se.
Lula informou que encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei para que o aumento do salário seja uma conquista permanente e que ele seja reajustado anualmente acima da inflação.
O presidente falou que o salário mínimo “voltará a ser um grande instrumento de transformação social que foi no passado”, que o país “voltou a reconhecer o papel fundamental do povo trabalhador na construção do futuro do Brasil” e que o “mau tempo ficou no passado”.
Tags:Lula, Salário Mínimo Last modified: 30 de abril de 2023