Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 21:47 Mundo

Lula culpa Rússia e Ucrânia pela guerra e irrita os EUA

Lula falando com jornalistas (Foto: Reprodução/Jornal Nacional)

Recentes declarações do presidente Lula (PT) sobre a guerra da Rússia e da Ucrânia têm desagradado líderes de nações. As falas aconteceram na reta final da passagem dele por Pequim e depois na chegada a Abu Dhabi.

Neste domingo (16), o presidente da República responsabilizou tanto a Rússia quanto a Ucrânia pelos conflitos armados, deixando os líderes ucranianos desgostosos.

Para Lula, “a decisão pelo conflito foi tomada por dois países”, sendo que nenhum deles toma uma iniciativa rumo à paz. “O presidente Putin não toma a iniciativa de parar. Zelenski não toma a iniciativa de parar (…). Temos que sentar à mesa e dizer para eles: ‘basta’“, disse.

O presidente aproveitou a oportunidade para defender novamente a criação de um “clube pela paz”, formado por países “que não têm nenhum envolvimento com a guerra, que não querem a guerra, que desejam construir paz no mundo”. Para Lula, é preciso conversar com Rússia e Ucrânia, mas também com os Estados Unidos e com a União Europeia.

No sábado (15), o presidente do Brasil já havia dado uma declaração polêmica, dizendo que EUA e UE estão incentivando os conflitos armados. “Parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz”, declarou.

Washington não gostou. “Não sabemos por que o presidente Lula escolheu criticar tanto os Estados Unidos na visita à China”, disse uma fonte da diplomacia americana ao g1. Para membros do governo americano, as falas foram uma clara tentativa de agradar o governo chinês. “A Ucrânia foi a vítima. A Ucrânia foi invadida. Não dá para culpar a vítima”, concluiu a fonte.

A guerra entre Rússia e Ucrânia já dura mais de um ano, e, para Lula, é preciso uma união de países para que um acordo de paz seja feito. “Estamos encontrando um grupo de pessoas que prefere falar sobre paz do que guerra. Acho que teremos sucesso”, afirmou.

Tags:, Last modified: 17 de abril de 2023
Close