Uma pesquisa do Datafolha revelou que 38% dos brasileiros são a favor da privatização de estatais, enquanto 45% são contra. Foram ouvidas 2.028 pessoas de 126 municípios com idade a partir de 16 anos, entre 29 e 30 de março.
Com relação ao último levantamento realizado, o número de brasileiros pró-privatização aumentou, possivelmente devido à eleição de Lula (PT).
Aliás, a divisão é clara: apenas 28% dos petistas e apoiadores do presidente são favoráveis à privatização contra 70% dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que são contra.
São duas as principais justificativas: 54% dos entrevistados consideram os serviços privados melhores que os públicos e 61% acham melhor que o oferecido pelas empresas privadas na comparação com as estatais.
A polarização na prática
Na última quinta-feira (6), o presidente Lula excluiu o Correio e outras seis estatais do Programa Nacional de Desestatização, como a EBC (Empresa Brasil de Comunicação).
No mesmo dia, saiu a notícia de que o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que recebeu o apoio de Bolsonaro durante a campanha, deseja privatizar a Sabesp.
O acordo com o Banco Mundial deve ser fechado nesta semana e o político enxerga as privatizações como investimentos de sucesso.
“A gente deve vender ela [a Sabesp] completamente para iniciativa privada(…) E a privatização é importante porque consegue mobilizar uma quantidade muito grande de capital na universalização do serviço de saneamento e na eficiência da prestação de serviço”, explicou o governador de SP.
Tags:Jair Bolsonaro, Privatização, Tarsício de Freitas Last modified: 9 de abril de 2023