Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 15:44 Brasil, Política

Membros do GSI circularam entre invasores durante 8/1, mostram imagens

Militares dão água e membros do GSI fazem sinal de joinha para invasores do 8 de janeiro (Foto: Reprodução/CNN)

A emissora CNN teve acesso com exclusividade a imagens de câmeras de segurança que mostram a ação de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional no dia dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro.

A primeira cena que chama a atenção é a de um carro de apoio da polícia que deixa a via que dá acesso à Praça dos Três Poderes, em Brasília, às 14h55, minutos antes do primeiro grupo invadir o local, por volta das 15h.

Na sequência, é possível ver que a ação de membros do GSI é sempre desencontrada: ou eles estão a muitos metros dos invasores, ou em áreas diferentes das ocupadas por eles.

As imagens também mostram Gonçalves Dias, ministro-chefe do GSI, agindo de maneira cordial com os bolsonaristas na antessala do GSI. Dias, que teve sua identidade preservada nas imagens divulgadas pela CNN, surge caminhando pacificamente e até faz um sinal de joinha a uma das invasoras. Em outro momento, ele aperta a mão de um rapaz que participava dos ataques – e que, inclusive, estava ao lado de um relógio que havia acabado de ser depredado.

Em outra cena, um militar aparece entregando garrafas de água para um grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), a maioria vestindo camisas do Brasil.

Em nota, a Polícia Federal informou que vai antecipar o depoimento de Gonçalves Dias às autoridades. A intimação deve chegar ainda nesta semana.

Até o momento, 81 militares já prestaram depoimento à PF. A negligência do ministro-chefe do GSI durante os ataques foi questionada pela maioria.

Dias falta à comissão e alega problemas de saúde

Após a divulgação dos vídeos pela CNN, o general da reserva Gonçalves Dias faltou à comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, que seria realizada às 14h desta quarta-feira (19). O ministro-chefe do GSI alegou problemas de saúde.

O atestado médico entregue à Câmara, contudo, foi emitido 30 minutos antes da reunião começar – e quando as imagens das câmeras de segurança já haviam sido publicadas -, o que causou certa desconfiança.

O general sofreu uma “quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação”, segundo documento.

Tags:, , , Last modified: 19 de abril de 2023
Close