Nesta segunda-feira (17), Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, se encontrou com Sergey Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia. A reunião ocorreu no Palácio do Itamaraty, apenas alguns dias após as declarações polêmicas de Lula (PT) sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, durante passagem pelos Emirados Árabes.
Lavrov disse que foram tratadas questões sobre a agenda internacional, que “as visões do Brasil e da Rússia são similares em relação aos acontecimentos que ocorrem na Rússia” e que o mundo está “atingindo uma ordem mais justa e correta”.
Vieira disse que reforçou a posição do Brasil contrário à guerra. “Reiterei nossa posição em favor de um cessar-fogo negociado, com respeito aos direitos humanitários e uma solução negociada com vistas à paz duradoura”, disse.
O chanceler russo agradeceu a contribuição brasileira diante do cenário e a busca por um acordo pela paz entre nações. “Estamos levando em consideração e precisamos resolver de forma duradoura. Isto é muito importante, vai ser levado em consideração a relação bilateral”, garantiu.
A expectativa é que o encontro não seja bem-visto pelos Estados Unidos, que ná não tinha gostado nadinha das declarações que Lula deu durante viagem, dizendo que os EUA são culpados pelo prolongamento da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Em resposta, Washington disse que “a Ucrânia foi invadida” e que é “uma vítima” da situação.
Tags:Estados Unidos, Lula, Rússia, Ucrânia Last modified: 17 de abril de 2023