O governo Lula (PT) atinge nesta segunda-feira (10) a marca de 100 dias. Neste domingo (9), os principais veículos de comunicação do país fizeram uma análise do terceiro mandato do petista até agora. Folha, Estadão e O Globo bateram na mesma tecla: a gestão de Lula completa pouco mais de três meses sem nenhuma marca nova ou inédita.
➡️ O jornal O Globo ressaltou que o presidente é o pioneiro nesse sentido. Sob o slogan “União e Reconstrução”, ele retomou antigos programas de governo e contactou antigos aliados. O posicionamento é controverso, mas membros do governo o defendem apelando para a polarização do país. “O foco é reconstruir boas políticas públicas que ele criou e foram desmobilizadas ou extintas”, explica Mônica Rodrigues, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
➡️ A Folha compilou mais de 80 promessas voltadas para a economia e entrou em contato com os ministérios. Apenas seis enviaram respostas objetivas. A Casa Civil se justificou, dizendo que o “compromisso dessa gestão é a reconstrução do país por meio da implementação de novos projetos e retomada de ações estruturantes”.
O jornal destacou os três principais programas de governo resgatados pelo petista: o novo Bolsa Família, que substituiu o Auxílio Brasil; o Minha Casa, Minha Vida, que substituiu o Casa Verde e Amarela; e o novo Mais Médicos. A Folha lembra ainda que, em breve, o governo federal deve anunciar também um novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), além do Desenrola, programa voltado à renegociação de dívidas das famílias.
➡️ Para Vera Rosa, colunista do Estadão, Lula está preso em sua própria bolha e deve em breve anunciar a nova fase do seu governo, com novidades. “Até agora, Lula cobrou ‘criatividade’ da equipe e mostrou pressa por resultados, mas não conseguiu sair do clássico ‘nós contra eles’ que tem marcado a polarização política no Brasil”, escreveu ela.
O presidente Lula também fez um balanço da sua gestão até aqui e disse estar criando bases para um futuro melhor e priorizando o inadiável.
“Não existem dois Brasis, o Brasil de quem votou em mim e o Brasil de quem votou em outro candidato. Somos uma nação“, falou Lula, citando seu discurso de vitória.
Tags:Lula Last modified: 10 de abril de 2023