Uma decisão histórica foi compartilhada pelo Vaticano nesta quarta-feira (26). A pedido do Papa Francisco, o próximo Sínodo dos Bispos, que acontece em outubro, aceitará o voto de mulheres. Até então esse era um privilégio exclusivo dos homens e as pessoas do sexo feminino podiam participar apenas como auditoras.
O Sínodo dos Bispos é uma reunião em que autoridades religiosas e fiéis debatem temas relacionados à Igreja. É o encontro mais importante do Colégio Episcopal da Igreja Católica, instituído em 1965 pelo Papa Paulo VI.
O pontífice determinou que 35 das 70 vagas sejam preenchidas por mulheres, e que jovens sejam incentivados a participar mais ativamente. Todos terão direito ao voto.
Além disso, cinco freiras se juntarão ao grupo de cinco padres que votam como representantes de ordens religiosas. “É resultado de longa militância e ativismo”, celebrou a ativista Kate McElwee ao The New York Times.
Não é a primeira vez que o Papa Francisco determina mudanças em prol do sexo feminino. Em 2021, ele autorizou que mulheres pudessem fazer a leitura da Bíblia e distribuir a comunhão nas missas.
Tags:Igreja, Papa Francisco Last modified: 26 de abril de 2023