Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 15:47 Tecnologia

PL das Fake News: novo texto deseja combater anúncios golpistas

PL das Fake News: novo texto deseja combater anúncios falsos que promovem golpes (Foto: Unsplash/charlesdeluvio)

O deputado Orlando Silva (PCdoB), relator do PL das Fake News, disse que até terça-feira (25) vai apresentar na Câmara o novo texto do projeto, que visa regulamentar as redes sociais, especialmente com relação a anúncios, e combater o compartilhamento de notícias falsas.

Segundo uma pesquisa realizada pela UFRJ, criminosos pagam por anúncios falsos com a intenção de aplicar golpes em usuários, que são atingidos pelas publicações impulsionadas nas plataformas.

Segundo reportagem do Fantástico, da TV Globo, que divulgou com exclusividade trechos do novo texto, criminosos alteraram um vídeo do Jornal Nacional e pagaram R$ 28 mil ao Meta para que o conteúdo fosse anunciado e chegasse a usuários específicos, que dariam repost na publicação, gerando maior engajamento.

O novo texto do PL prevê que “o usuário responsável pelo impulsionamento ou o anunciante seja identificado” e que as plataformas “devem requerer a identidade de todos os anunciantes”.

Também é proposto que os provedores sejam responsabilizados de forma solidária pelos danos causados por golpes impulsionados por anúncios. “A proposta não é do governo nem da oposição, é resposta a uma série de preocupações da sociedade brasileira. E os acontecimentos de 8 de janeiro e a violência nas escolas dão tons dramáticos ao encaminhamento desse tema”, garantiu Orlando Silva.

Para o deputado, a internet não pode viver no mundo das sombras: “É necessário que haja transparência, porque se há monetização, se há dinheiro, deve ser também de responsabilidade de quem ganha dinheiro com isso, que são as plataformas digitais”.

Tags:, , Last modified: 24 de abril de 2023
Close