Sergio Moro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República, nesta segunda-feira (17), pelo crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal.
Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República, disse que o senador atribuiu falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao ministro. “Agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do país”, disse.
A pena para o crime varia de seis meses a dois anos de prisão. Lindôra ainda solicitou que, caso Moro seja condenado a uma pena maior que quatro anos, ele perca o seu mandato.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Sergio Moro disse estar indignado com a denúncia e a atribuiu a pessoas inescrupulosas, que publicaram na internet vídeos editados visando indispor o político contra o Supremo.
“Os vídeos foram retirados do contexto. Eles faziam parte de um contexto de brincadeira”, disse o senador, que falou ainda que, por mais que as falas possam ser consideradas infelizes, não apresentam nenhuma acusação contra qualquer ministro. “Sempre tratei o STF com respeito(…) Vou lutar contra essas injustiças”, garantiu.
Nas imagens que circulam nas redes, Moro aparece com um copo de bebida na mão e responde uma pessoa que diz que ele “tá subornando o velho”. “Não, isso é fiança… instituto… Pra comprar um habeas-corpus do Gilmar Mendes”, retruca sorrindo.
Tags:Sergio Moro, STF Last modified: 18 de abril de 2023