Newsletter em forma de conversa. É grátis, informativo e descomplicado.

Written by 17:27 Tecnologia

Telegram é suspenso no Brasil após não cooperar com investigações do massacre de Aracruz

Ícone do aplicativo Telegram no celular (Foto: Shutterstock)

A Justiça Federal do Espírito Santo determinou a suspensão do Telegram no Brasil na noite da última terça-feira (25). Em nota, a 1ª Vara Federal de Linhares disse que o aplicativo não está cooperando com uma investigação que está em curso e envolve grupos neonazistas e ataques a escolas.

Tanto as operadoras de telefonia quanto as lojas de aplicativos precisam retirar imediatamente do ar o App. Caso o Telegram siga ignorando os pedidos das autoridades ou entregando apenas parte das provas solicitadas, vai precisar arcar com uma multa diária de R$ 1 milhão.

O ministro da Justiça Flávio Dino já havia comentado sobre a possibilidade de uma suspensão do aplicativo caso ele continuasse descrumpindo ordens judiciais.

No pedido de suspensão, Leopoldo Soares Lacerda, da Divisão de Enfrentamento ao Terrorismo da PF, disse que o caso não é isolado: “Infelizmente, a falta de cooperação do Telegram com as autoridades brasileiras é geral”.

Após ataques a escolas em Aracruz, no Espírito Santo, em 2022, a Polícia Federal descobriu que o autor dos crimes, um garoto de 16 anos, interagia com grupos neonazistas no Telegram. Nas conversas, eram compartilhados “tutoriais de assassinato, vídeos de mortes violentas, tutoriais de fabricação de artefatos explosivos”, etc.

O aplicativo até chegou a entregar algumas informações, mas se recusou a entregar dados de todos os usuários envolvidos nos dois grupos antissemitas investigados. A plataforma ainda não se manifestou sobre o assunto.

Os ataques em Aracruz deixaram 4 mortos e 13 feridos.

Tags:, , Last modified: 26 de abril de 2023
Close